Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

O que é geopolítica? Entenda de uma vez por todas

Palavra foi criada no século 20 para descrever as complexas relações entre países no cenário mundial

Por Paulo Zocchi
5 jul 2024, 15h00

O noticiário internacional tem chamado atenção nos últimos tempos: guerra na Ucrânia, conflito na Palestina, eleições na França, Donald Trump e Joe Biden nos Estados Unidos, e por aí vai. Nas conversas e abordagens a respeito, surge a expressão “geopolítica”. A palavra está na moda, mas nem todo mundo sabe exatamente qual é o seu significado.

Num sentido mais restrito, é uma redução da expressão “geografia política” – cujo significado, segundo o dicionário Houaiss, refere-se à análise da “influência de fatores econômicos, geográficos e demográficos sobre a política, em particular sobre a política externa” de um país.

A palavra geopolítica ganhou musculatura no período da Guerra Fria, iniciado após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Naquele momento, o cenário mundial era dominado pela tensão entre duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética, e o restante dos países se dividiam entre os que se alinhavam, seja com um, seja com o outro – além de um conjunto de “não-alinhados”. Desde então, a palavra geopolítica descreve a “política” global.

Os principais atores são os organismos multilaterais, a começar pela ONU (Organização das Nações Unidas) e as organizações ligadas a ela (Banco Mundial, FMI, Organização Internacional do Trabalho, cortes internacionais), os blocos econômicos (como a União Europeia e o Mercosul), as organizações de cunho militar, como a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e os grupos de países (como o G7, dos países ricos; o G20, das maiores economias; os Brics, dos emergentes). Nesse tabuleiro, estão os interesses de cada país do mundo em termos de influência, articulação econômica, domínio territorial, acesso a matérias-primas e a mercados consumidores.

+ Por que o Brics incomoda tanta gente?

Continua após a publicidade

Um dos focos da geopolítica mundial é o acesso dos países a fontes de energia, com destaque para o petróleo, principal componente da matriz energética mundial. Não é à toa que o Oriente Médio, onde estão as maiores reservas mundiais, atravessou o século 20 e entrou no século 21 como palco de guerras, conflitos e disputas territoriais que não dão sinais de trégua.

+ Irã, Arábia Saudita e petróleo: entenda a Guerra Fria do Oriente Médio

Numa avaliação geopolítica sobre a região, entram o tamanho das reservas de petróleo de cada país, o impacto da transição energética sobre elas, as alianças políticas dos diversos governos entre si e com as grandes potências mundiais, a exacerbação das diferenças culturais e religiosas entre as populações, o poder militar de cada país e de seus aliados.

Para os governantes, a análise geopolítica serve para definir a estratégia de ação da política externa de cada nação. Para os estudantes, ela ajuda a entender as complexas situações que marcam o mundo moderno.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
O que é geopolítica? Entenda de uma vez por todas
Atualidades
O que é geopolítica? Entenda de uma vez por todas
Palavra foi criada no século 20 para descrever as complexas relações entre países no cenário mundial

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.