O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, foi exonerado do cargo. A decisão foi oficializada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26). A portaria foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto.
Até o momento, não foi enunciado o motivo da exoneração e nem o nome do substituto na presidência. Em nota, o Ministério da Educação afirmou que “a decisão é administrativa, sendo o cargo de livre nomeação e exoneração da Administração Pública. O ministro Milton Ribeiro, em nome do MEC, agradece o trabalho realizado pelo Alexandre Lopes durante o período que esteve à frente do Inep”.
Lopes estava no comando do Inep desde maio de 2019, após o delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi pedir demissão e ele ocupar o cargo. Ele é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Antes do Inep, entre janeiro e maio de 2019, foi diretor legislativo da Casa Civil da Presidência da República. Também já ocupou o cargo de subsecretário de Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais e Sociais do Governo do Distrito Federal, de maio de 2016 a dezembro de 2018. Além de ser chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, entre abril e maio de 2016.
O Inep é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A autarquia é responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e de outras provas (Revalida, Encceja, Enade, etc.), avaliações (Sinaes, Saeb), censos da educação e estatísticas sobre a educação brasileira, como as que formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).