logo-ge

Resultado do Encceja 2019 sairá em dezembro

O gabarito será divulgado na sexta-feira da próxima semana (6/9)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), aplicado no último domingo, terá os resultados divulgados em dezembro. Foi o que informou o Inep na última segunda-feira. Além disso, o órgão também deu outras informações sobre o exame, como a taxa de abstenção no dia da prova: quase 60% dos inscritos não compareceram. Apesar disso, essa foi a edição com maior número de participantes, com 45% a mais do que no ano passado. 

Veja também

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos. Ele fornece certificação tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Médio e o único requisito é que o candidato tenha respectivamente 15 e 18 anos para pedir os certificados de cada um desses níveis.

Gabarito e aprovação

Embora o resultado final só saia em dezembro, os participantes do Encceja já poderão consultar o gabarito na sexta-feira da próxima semana (6/9). Para obter o certificado, o candidato deve tirar ao menos 100 pontos em cada disciplina e no mínimo 5 na redação (que vale 10 pontos). 

A prova do Encceja é composta de 30 questões de múltipla escolha e os temas da redação esse ano foram “A organização do tempo e o acesso às redes sociais” e “Novas formas de consumo consciente”. 

Os candidatos que conseguiram a pontuação mínima apenas em algumas disciplinas poderão eliminá-las no Encceja 2020.