logo-ge

Música: saiba quais são os cursos mais bem avaliados no Brasil

Saiba mais sobre o curso e as faculdades que receberam boas notas pelo GE 2017

O músico profissional compõe, interpreta, rege e produz obras eruditas e populares. Além de instrumentos acústicos e elétricos, pode trabalhar com criação musical diretamente no computador.

O curso de música tem duração média de quatro anos. A maioria das escolas exige alguma vivência no campo musical para quem pretende ingressar no curso. O processo seletivo inclui teste de conhecimentos gerais sobre a área e uma prova de aptidão, nos quais são avaliadas a técnica e a habilidade em Música.

A matriz curricular tem disciplinas como história da música e da arte e percepção musical. O bacharelado oferece várias habilitações, como canto (popular, lírico ou erudito), composição, regência (coral, banda, orquestra), MPB e instrumento – de cordas, teclado, sopro, percussão ou instrumentos específicos, como flauta, guitarra, piano, trompete e violão. A formação para professor de música é obtida por meio da licenciatura.

A seguir, confira uma lista com as melhores universidades do Brasil, com avaliação do Guia do Estudante 2017:

Nordeste (PB) João Pessoa – UFPB ★★★★
Nordeste (RN) Natal – UFRN ★★★★
Centro-Oeste (DF) Brasília – UnB ★★★★
Centro-Oeste (GO) Goiânia – UFG ★★★★
Sudeste (ES) Vitória – Ufes ★★★★
Sudeste (MG) Belo Horizonte – UFMG ★★★★
Sudeste (MG) Uberlândia – UFU ★★★★
Sudeste (RJ) Rio de Janeiro – UFRJ ★★★★
Sudeste (SP) Campinas – Unicamp ★★★★
Sudeste (SP) Ribeirão Preto – USP ★★★★
Sudeste (SP) São Paulo – Fac. Cantareira ★★★★
Sudeste (SP) São Paulo – Unesp ★★★★
Sudeste (SP) São Paulo – USP ★★★★
Sul (PR) Curitiba – Unespar ★★★★
Sul (PR) Foz do Iguaçu – Unila ★★★★
Sul (PR) Maringá – UEM ★★★★
Sul (RS) Passo Fundo – UPF ★★★★
Sul (RS) Pelotas – UFPel ★★★★
Sul (RS) Santa Maria – UFSM ★★★★
Sul (SC) Itajaí – Univali ★★★★

Fique de olho: a variedade do curso de música

Há mais de 750 cursos de Música no país, sendo que a maior parte deles é de bacharelados, ainda que as licenciaturas (que preparam professores) também representem uma parte importante. Em geral, as graduações em música centram-se em uma das seguintes áreas: canto (lírico/erudito ou popular), composição, regência e, principalmente, instrumento, sendo esse último dividido em corda, sopro e percussão.

São mais de vinte opções, como acordeon, baixo, bandolim, bateria, bombardino, cavaquinho, cravo, clarinete, contrabaixo, fagote, flauta doce, flauta transversa, guitarra, harpa, oboé, órgão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violino e violoncelo. Em 2018, o bacharelado em Música da USP, em São Paulo, oferecerá uma nova habilitação em instrumento de sopro: o clarone, cujo curso é o único do gênero oferecido na América Latina.

Ainda, algumas ênfases do bacharelado em Música voltam-se para a formação do pesquisador musical, caso das habilitações em Ciências Musicais da UFPel (RS) e Pesquisa em Música da Unila (PR). Esta última compreende o estudo da história e da linguagem musical de tradição europeia ocidental e da produção musical da América Latina e Caribe.

Por fim, os bacharelados em Música e Tecnologia do CBM-CEU (RJ) e da UFSM (RS) têm estrutura curricular similar à do curso de Música, mas, em vez de focar os estudos em uma área como instrumento ou canto, o aluno aprende a trabalhar com as tecnologias analógicas e digitais envolvidas na produção e gravação musicais. Já na UFCG, a ênfase em Produção Musical forma o profissional que vai trabalhar em filmes, novelas e espetáculos teatrais, entre outras atividades que precisam de arranjos musicais nas suas finalizações.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s