Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

7 graduações que têm a Economia como foco

Além do tradicional curso de Ciências Econômicas, estudantes encontram opções como Ciências do Consumo, Economia Ecológica e Finanças

Por Lisandra Matias
Atualizado em 13 mar 2020, 14h33 - Publicado em 26 abr 2018, 17h47

O funcionamento das atividades desenvolvidas pela sociedade com a finalidade de produzir, distribuir e consumir os produtos e os serviços necessários à sobrevivência é o tema central das graduações em Economia e Ciências Econômicas. No Brasil, cerca de 200 instituições oferecem esse curso.

Entre as disciplinas que tradicionalmente fazem parte da grade curricular estão: história econômica, teoria macroeconômica (emprego, inflação, comércio internacional, atuação do Estado), teoria microeconômica (formação de preços, mercado, relação entre produtores e consumidores), introdução às ciências sociais, cálculo, álgebra linear, introdução às finanças, economia do setor público, economia monetária e economia política.

No mercado de trabalho, o economista dedica-se tanto a grandes questões, nacionais ou mundiais, quanto a problemas específicos de empresas ou investidores individuais. Desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos em empresas do comércio, de serviços, na indústria ou no setor financeiro e elabora relatórios e pareceres analisando a situação atual e fazendo projeções para o futuro.

Além das graduações tradicionais em Ciências Econômicas ou Economia, algumas instituições oferecem cursos com enfoques específicos. Confira alguns:

 

Ciências do Consumo

É o estudo do consumo, do seu impacto no funcionamento da sociedade e das relações de consumo que nela se estabelecem. Com seus conhecimentos, esse profissional analisa o comportamento humano a partir de seus hábitos de compra e também identifica as tendências de mercado. Esses dados podem embasar desde lançamentos de produtos até o seu design e campanhas de marketing. Pode trabalhar em institutos de pesquisa e em companhias dos mais variados segmentos nas áreas de investigação do consumidor. 

Continua após a publicidade

Onde estudar: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

 

Economia com ênfase em Engenharia Financeira

Forma o profissional que vai atuar no mercado financeiro, analisando os movimentos dos mercados de ação, câmbio e juros, conhecer os sistemas e ferramentas de controle empresarial, desenvolver modelos de avaliações de empresas, resolver problemas e tomar decisões relacionadas a fusões e aquisições e reestruturação societária, entre outros.

Onde estudar: Fundação Getulio Vargas – Escola de Economia de São Paulo (FGV-Eesp)

 

Economia com ênfase em Microeconomia Aplicada

Continua após a publicidade

O profissional vai atuar em empresas públicas e privadas, em consultorias econômicas e agências regulatórias na definição de estratégias de mercado (como precificação), de políticas como contratação e remuneração, na projeção de cenários e na avaliação da interação e concorrência entre empresas. Também poderá trabalhar nas diferentes esferas de governo, em organizações não governamentais ou em organismos internacionais (como o Banco Mundial) na elaboração e na avaliação de ações, programas e políticas públicas na área social.

Onde estudar: Fundação Getulio Vargas – Escola de Economia de São Paulo (FGV-Eesp)

 

Economia com ênfase em Microeconomia Aplicada Com conhecimento dos principais eixos de política econômica (fiscal, monetária e cambial), poderá atuar, por exemplo, no setor privado, em empresas ou instituições financeiras e consultorias, com análises de cenários e projeções; e em diferentes secretarias de governo e ministérios, com o planejamento e a elaboração de políticas governamentais.

Onde estudar: Fundação Getulio Vargas – Escola de Economia de São Paulo (FGV-Eesp)

 

Economia Ecológica

Continua após a publicidade

O curso forma profissionais para elaborar projetos socioeconômicos e ambientais, a fim de ajustar os interesses econômicos à preservação ambiental. De caráter interdisciplinar, tem matérias das áreas de agronomia, antropologia, biologia, ciências econômicas, direito, estatística, geografa, história e matemática.

O egresso faz pesquisa de impacto socioeconômico e ambiental e elabora políticas de gestão ambiental de resíduos.

Onde estudar: Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza

 

Economia Empresarial e Controladoria

O curso é interdepartamental, ou seja, oferecido conjuntamente pelos Departamentos de Contabilidade e de Economia. A proposta é desenvolver habilidades de planejamento e uso de sistemas de informação para solucionar problemas econômicos e financeiros de organizações. Durante os três primeiros anos, o aluno cumpre o conjunto de disciplinas do núcleo de formação comum, com ênfase em teoria econômica, contabilidade, matemática, estatística e finanças. Em seguida, opta por uma habilitação – Economia (reunindo história econômica, teoria econômica e aplicação dos conceitos econômicos na prática) e Contabilidade (incluindo contabilidade societária, auditoria e contabilidade gerencial).

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Onde estudar: Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto

 

Finanças

Com foco em teoria econômico-financeira e em métodos quantitativos, o curso busca preparar os alunos para a docência e a pesquisa, além de atuar no mercado, em áreas como consultoria empresarial, planejamento financeiro e análise de risco.

Onde estudar: Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza e em Sobral

Publicidade
7 graduações que têm a Economia como foco
Mundo do Trabalho
7 graduações que têm a Economia como foco
Além do tradicional curso de Ciências Econômicas, estudantes encontram opções como Ciências do Consumo, Economia Ecológica e Finanças

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.