“Ciúme” ou “ciúmes”: qual o certo?
Todo mundo conhece uma pessoa ciumenta, mas será possível sentir ciúme no plural? Entenda

Está aí um sentimento quase universal. Seja de uma pessoa, de um filme ou até de um objeto, quase todo mundo já sentiu: “ciúme” ou “ciúmes”? Qual o certo? No Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), “ciúmes” aparece como o plural de “ciúme”. Logo, as duas formas estão corretas. Mas atenção: na hora de usar o plural é preciso ficar atento à concordância com o adjetivo ou com o artigo que vier antes da palavra.
Abaixo, conheça a origem da palavra e seus usos!
+ “Capuccino” ou “cappuccino”: qual é o certo?
Um sentimento, mas também uma… flor?
“Ciúme” é um sentimento negativo provocado pelo receio de perder algo, ou suspeita de que a pessoa amada dedique seu interesse e/ou afeto para outros.
No ciúme, o ódio e desgosto se misturam ao ver a felicidade ou uma situação favorável para outra pessoa. Neste contexto, também se torna equivalente à inveja.
A etimologia, ou seja, origem da palavra, vem do latim, mas era usada vulgarmente: zelumen.
De acordo com o dicionário Michaelis, “ciúmes” também é um dos nomes populares da flor de origem asiática beijo-de-frade muito cultivada como ornamental e conhecida pelas propriedades diuréticas (ajuda a eliminar de sódio e água na urina) e eméticas (substância capaz de provocar vômitos) contidas no suco do caule.
Seus outros nomes são balsamina, maria-sem-vergonha, não-me-toques e papagaios.
Exemplos
- Estou morrendo de ciúme de você.
- Estou morrendo de ciúmes de você.
- Sinto ciúme de meu namorado.
- Sinto ciúmes de meu namorado.
- O meu ciúme é enorme.
- Os meus ciúmes são enormes.
+ Como se escreve: “giz” ou “gis”?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.