Como se escreve: whisky ou uísque?
A grafia desta bebida estrangeira foi incorporada ao português

Gin, vodka, whisky… a lista de bebidas destiladas é grande. Mas opa, será que o certo seria escrever uísque? Não se preocupe com isso: ambas as palavras estão corretas. E mais: “whiskey” também é uma opção. De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), “whisky” e “whiskey” são considerados estrangeirismos.
Já o dicionário Michaelis mostra que a etimologia da palavra “uísque”, a versão abrasileirada, vem do inglês whisky. Esta é uma bebida alcoólica destilada, obtida a partir de cereais fermentados (cevada, centeio, trigo, aveia, milho) e que contém de 37% a 47,5% de álcool.
+ “Quibe” ou “kibe”: qual é o certo?
O que é um estrangeirismo
Os estrangeirismos são palavras, expressões ou construções de origem estrangeira utilizadas na nossa língua. Algumas não têm adaptações para o português, como ketchup, design, internet, palavras de língua inglesa.
Por outro lado, assim como o aportuguesado “uísque”, a palavra estrogonofe, de origem russa, e queijo muçarela, de origem italiana, foram incorporadas no português e por isso têm grafias adaptadas à nossa língua.
+ O trem da economia “descarrilou” ou “descarrilhou”?
Exemplos
- O uísque é o melhor amigo do homem.
- Sempre que viajo levo meu uísque.
- Para beber, há o trivial: cerveja, caipirinhas, uísque puro e champanhe.
- A cafeteria ainda oferece um café digestivo – preparado com licor, folhas de hortelã, rum e uísque – e dispõe de um menu de pratos à base do grão.
- Para os que não dispensam chocolate, o local ainda dispõe de guloseimas com chocolate belga e recheios diversos, como uísque, pimenta e gianduia.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.