Pronomes: o que são, os tipos e quando usar
Eles são divididos em pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos e de tratamentos
Agora que já conhecemos os tipos de adjetivos e seus usos, chegou a vez de explorar melhor outra classe gramatical: os pronomes. Eles podem substituir os substantivos em uma oração ou serem usados como complemento.
Os pronomes podem ser: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos e de tratamentos. A seguir, conheça cada uma dessas categorias.
+ Pronomes: o que são, os tipos e quando usar
Pronomes pessoais
Os pronomes pessoais designam a pessoa do discurso. Eles são divididos em dois tipos: pronomes pessoais retos e pronomes pessoais oblíquos.
No caso dos retos, eles funcionam como sujeito.
1ª pessoa do singular: eu
2ª pessoa do singular: tu
3ª pessoa do singular: ele/ela
1ª pessoa do plural: nós
2ª pessoa do plural: vós
3ª pessoa do plural: eles/elas
Cada um dos pronomes pessoais retos corresponde a um pronome pessoal oblíquo que atua como complemento. Eles podem aparecer na forma átona (sem preposição) ou na tônica, que vem sempre acompanhada de uma preposição.
+ Qual a diferença entre adjetivos e advérbios?
Átonos
1ª pessoa do singular: me
2ª pessoa do singular: te
3ª pessoa do singular: lhe, o, a, se
1ª pessoa do plural: nos
2ª pessoa do plural: vos
3ª pessoa do plural: lhes, os, as, se
Tônicos
1ª pessoa do singular: mim
2ª pessoa do singular: ti
3ª pessoa do singular: ele, ela, si
1ª pessoa do plural: nós
2ª pessoa do plural: vós
3ª pessoa do plural: eles, elas, si
+ Adjetivos: o que são, quais tipos existem e quando usar
Pronomes possessivos
Os pronomes possessivos indicam a posse em referência às três pessoas do discurso.
1ª pessoa do singular: meu, minha, meus, minhas
2ª pessoa do singular: teu, tua, teus, tuas
3ª pessoa do singular: seu, sua, seus, suas
1ª pessoa do plural: nosso, nossa, nossos, nossas
2ª pessoa do plural: vosso, vossa, vossos, vossas
3ª pessoa do plural: seu, sua, seus, suas
Pronomes demonstrativos
Os pronomes demonstrativos indicam a posição de algo em relação às três pessoas do discurso. Eles são usados para a marcação de tempo (passado, presente e futuro), espaço (perto ou longe) e para o estabelecimento de referências anafóricas (retoma por meio de referência um termo anterior) e catafóricas (termo usado para fazer referência a um outro termo posterior) em um texto.
1ª pessoa: este, esta, estas, estes, isto
2ª pessoa: esse, essa, esses, essas, isso
3ª pessoa: aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo
*Isto, isso e aquilo são pronomes demonstrativos invariáveis, ou seja, referem-se a coisas ou objetos de forma indefinida.
Pronomes indefinidos
Pronomes indefinidos se aplicam à 3ª pessoa quando têm sentido vago ou exprimem quantidade indeterminada.
Variáveis: qualquer/quaisquer, qual/quais, bastante/bastantes, um(ns)/uma(s), pouco(s)/pouca(s), nenhum(ns)/nenhuma(s), outro(s)/outra(s), todo(s)/toda(s), certo(s)/certa(s), muito(s)/muita(s), tanto(s)/tanta(s), algum(ns)/alguma(s), quanto(s)/quanta(s).
Invariáveis: alguém, ninguém, quem, algo, tudo, nada, cada, mais, menos, demais, outrem.
Pronomes interrogativos
Os pronomes interrogativos são pronomes indefinidos que se empregam em perguntas, sejam elas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.
Pronomes relativos
Os pronomes relativos se referem a um termo anterior chamado antecedente: qual, o qual (a qual, os quais, as quais), cujo (cuja, cujos,cujas), que, quanto (quanta, quantos, quantas), onde.
Pronomes de tratamento
A estes pronomes de tratamento pertencem as formas de reverência que consistem em nos dirigirmos às pessoas pelos seus atributos ou qualidades que ocupam. Entre eles, Vossa Alteza (para príncipes, duques), Vossa Eminência (para cardeais), Vossa Excelência (para altas patentes militares, ministros, Presidente da República, pessoas de alta categoria,bispos e arcebispos), Vossa Magnificência (para reitores de universidade), Vossa Majestade (para reis, imperadores), Vossa Senhoria (para oficiais até coronel, funcionários graduados, pessoas de cerimônia).
FONTES: Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, e Jairo Beraldo, no Brasil Escola.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.