
Você já ouviu alguém dizer que o feminino de touro é “toura”? A principal regra de formação do feminino é a substituição da vogal “o” no final nas palavras no masculino pela vogal “a”, no feminino. Não é o caso aqui.
Então… se você pensou que a fêmea do touro é a mesma do boi, parabéns: o feminino de “touro” é “vaca”. Isso mesmo, simples assim!
Touro é o macho da espécie bovina, enquanto vaca é a fêmea. Ambos pertencem à mesma espécie, o boi doméstico, mas têm nomes diferentes de acordo com o gênero.
Qual a diferença entre o touro e o boi?
Na Língua Portuguesa, ambos são o masculino de vaca, porém no dia a dia na agropecuária, a diferença entre eles é simples: o touro é usado para reprodução, enquanto o boi é castrado para “melhorar” sua carne que será vendida.
Os nomes de animais podem ter formas diferentes para o masculino e o feminino. Quando isso acontece, chamamos esses substantivos de biformes. Isso quer dizer que existe uma palavra para o macho e outra, diferente, para a fêmea. Esses pares podem ser formados de vários jeitos. Alguns exemplos são: cão e cadela, cavalo e égua, carneiro e ovelha.
Exemplos
- A vaca do sítio deu cria essa semana;
- Essa vaca produz muito leite, é impressionante!
- A menina desenhou uma vaca pastando no campo;
- O bezerro seguiu a vaca pelo pasto;
- Aquela vaca tem uma mancha preta em forma de coração;
- O leite da vaca é usado para fazer diversos tipos de queijo.
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.