
Popular no Brasil, essa iguaria árabe pode ser servida assada, frita ou crua. Seus ingredientes são carne bovina moída, trigo e temperos, mas também pode ser feita de carne de carneiro, muito consumida por povos árabes. Afinal, a grafia correta desse saboroso salgado é kibe ou quibe?
A única forma dicionarizada é quibe. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra vem do árabe kibbah. Apesar da origem com a letra k, a palavra foi incorporada no português, por isso sua escrita deve ser com a letra q. Entenda mais a seguir.
A palavra “quibe” não é um estrangeirismo
O nosso alfabeto incorporou as letras k, y e w, mas elas são mais utilizadas para iniciar nomes próprios e estrangeirismos. Os estrangeirismos são palavras, expressões ou construções de origem estrangeira utilizadas na nossa língua. Nesse caso, elas não têm adaptações para o português, como ketchup, design e internet, palavras de língua inglesa.
Por outro lado, assim como a palavra quibe, a palavra estrogonofe, de origem russa, e queijo muçarela, de origem italiana, foram incorporadas no português e por isso têm grafias adaptadas à nossa língua.
Exemplos com quibe
- Ela parou em uma padaria e comeu um quibe, seu salgado predileto.
- Eles decidiram cozinhar quibe no sábado à noite.
- A minha mãe detesta o sabor do quibe, não posso fazer quando ela está em casa.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.