A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo principal processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP), divulgou ontem (1º de agosto) o Manual do Candidato Fuvest 2019.
Além de informações detalhadas sobre o vestibular e as inscrições, que vão de 13 de agosto a 14 de setembro, o manual traz a relação de todos os cursos oferecidos pela universidade.
São 183 opções de graduações. Além das tradicionais, como Medicina, Engenharias, Administração etc, a universidade também oferece graduações menos conhecidas. Aqui listamos 5 exemplos de cursos que só a USP oferta. Confira!
Ciências físicas e biomoleculares
Com forte base de física, biologia molecular e bioquímica, o curso forma o profissional atua no ensino, na pesquisa e em diferentes setores industriais. Desenvolve produtos e aplicações em biotecnologia, saúde, agropecuária e ciências ambientais e detecta a necessidade de novos produtos. Pode trabalhar em empresas de biotecnologia, agropecuária, bioinformática, farmacêuticas, de genéricos e de alimentos. Em todas essas frentes, planeja e desenvolve testes e metodologias para melhorar o desempenho e a qualidade dos produtos.
Oferecido em: São Carlos, em período integral.
Vagas: 28
– 24 AC (Ampla Concorrência: aberta para todos os candidatos que desejem concorrer, sem exigência de pré-requisito).
– 2 EP (Escola Pública: para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas).
– 2 PPI (Pretos Pardos e Indígenas: para autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas).
Relação candidato/vaga em 2018: 3,89 (para AC e apenas como referência; para 2019 ainda não foi divulgada).
Educomunicação
Educomunicação é a utilização dos meios de comunicação para gerar conteúdo de informação e educação. O curso é uma licenciatura, ou seja, forma o professor que dá aulas de comunicação no ensino médio, na área curricular que compreende a linguagem e suas tecnologias. Além da sala de aula, o profissional também pode assessorar ONGs, estabelecimentos de ensino e órgãos públicos em projetos de comunicação e educação. Atua, ainda, na pesquisa, tanto em universidades quanto em organizações que investigam a relação entre educação e produção midiática e entre os meios de comunicação e os consumidores.
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, oferece um curso na mesma área (mas é um bacharelado e não uma licenciatura).
Oferecido em: São Paulo, Cidade Universitária (noturno).
Vagas: 21
– 16 AC
– 3 EP
– 2 PPI
Relação candidato/vaga em 2018: 4,14 (para AC e apenas como referência).
Geociências e Educação Ambiental
É o estudo da dinâmica interna e externa do planeta, bem como de sua interação com as atividades humanas. O professor formado nessa licenciatura usa conhecimentos de ambas as áreas, Geociências e Educação Ambiental, para preparar aulas e atividades educacionais relacionadas ao meio ambiente, com ênfase nos recursos minerais, hídricos e energéticos. Além de escolas, pode atuar em museus e centros de educação ambiental, com o desenvolvimento de projetos educacionais e de divulgação científica que envolvam temas ligados às geociências.
Oferecido em São Paulo, Cidade Universitária (noturno).
Vagas: 28
– 24 AC
– 4 EP
Relação candidato/vaga em 2018: 5,32 (para AC e apenas como referência).
Obstetrícia
O curso forma o profissional que atende a gestante no período de pré-natal, parto e pós-parto, visando o bem-estar do bebê e da mãe. Ele cuida da promoção da saúde e da assistência à mulher para preservar a normalidade do processo de nascimento e de assistência direta ao parto normal de baixo risco. Atua sozinho ou integrado à equipe de enfermagem em postos e unidades básicas de saúde, casas de parto, domicílios, hospitais, maternidades e clínicas.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferece curso de Enfermagem na área (Enfermagem Obstétrica).
Oferecido em: São Paulo, USP Leste (integral).
Vagas: 42
– 28 AC
– 8 EP
– 6 PPI
Relação candidato/vaga em 2018: 9,69 (para AC e apenas como referência).
Têxtil e Moda
Esse bacharelado é voltado para a criação de fios, tecidos, processos de tingimento e definição de cores. O currículo integra disciplinas de tecnologia a outras de gestão, marketing, design e moda. O profissional sai preparado para trabalhar em todas as etapas da cadeia produtiva da indústria de vestuário – da fabricação à comercialização de roupas.
A Faculdade de Tecnologia de Americana (Fatec Americana), em São Paulo, também possui um curso de Têxtil e Moda (mas é um curso tecnológico e não um bacharelado).
Oferecido em: São Paulo, USP Leste (matutino).
Vagas: 42
– 30 AC
– 9 EP
– 3 PPI
Relação candidato/vaga em 2018: 10,55 (para AC e apenas como referência).