No próximo domingo, 13 de novembro, ocorrerá a primeira fase do vestibular da Unesp. A prova é composta por 90 testes, com cinco alternativas, sendo 30 questões de cada uma das três áreas: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática; e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
No total, 30.404 candidatos farão o exame, concorrendo a 2.975 vagas, uma média de 10 candidatos por vaga. Mas alguns cursos superam em muito essa média. Confira os cinco cursos mais disputados e conheça mais sobre essas graduações e o perfil do profissional formado por elas.
Unesp 2017 – Cursos mais concorridos (relação candidato/vaga)
Medicina – integral (Botucatu) | 266,2 |
Direito – matutino (Franca) | 55,1 |
Psicologia – integral (Bauru) | 44,4 |
Arquitetura e Urbanismo – integral (Bauru) | 44,2 |
Engenharia Química – integral (Araraquara) | 42,0 |
Relação candidato/vaga da Unesp 2017: veja a lista completa
O currículo é puxado, o período é integral e há seminários, pesquisas e plantões em hospitais. Na Unesp, os dois últimos anos da graduação são em regime de internato (atividades práticas) em diversas instituições da região, como a Maternidade do Hospital Regional Sorocabano, o Centro de Saúde Escola de Botucatu, as Unidades Básicas de Saúde de Botucatu, além do Hospital das Clínicas da Unesp e do Hospital Estadual de Bauru, administrado pela Universidade.
A pesquisa Demografia Médica do Brasil 2015, do Conselho Federal de Medicina, mostrou o perfil dos médicos do país atualmente: metade deles fez residência em apenas seis especialidades: clínica-geral, pediatra, cirurgia-geral, ginecologia, anestesiologia e cardiologia. Quanto à carga de trabalho, somente 22% têm apenas um emprego. Mais da metade atua em dois ou até em três locais diferentes. Quase 20% possuem quatro ou cinco empregos e 5% deles sobrevivem trabalhando em seis ou mais lugares!
Há dois caminhos distintos para quem faz esse bacharelado: atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica. Para ser advogado – e defender os direitos e interesses dos clientes em diversos campos – é preciso passar em exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já na carreira jurídica – atuação em órgãos públicos de um município, de um estado ou da União, conduzindo investigações ou acompanhando e fazendo a intermediação do julgamento de ações ou processos – o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público.
Na Unesp, dois dos principais destaques do curso são o Centro Jurídico-Social, que atende a população carente da região, e o Núcleo de Prática Jurídica, onde os estudantes realizam estágio simulado por meio da elaboração de peças processuais. Eles também fazem estágios na Justiça Estadual, na Justiça Federal, na Justiça do Trabalho, no Ministério Público e em escritórios de advocacia.
Conheça as disciplinas de um curso de Direito.
Além da área clínica, em geral a mais conhecida, são muitas as possibilidades de atuação do psicólogo – psicologia educacional, social, jurídica, organizacional e do trabalho, da saúde, esportiva e do trânsito, entre outras.
A formação oferecida pela Unesp é generalista e não privilegia uma abordagem teórica ou uma área de atuação específica. Os alunos estudam diversas teorias sobre o comportamento humano em diferentes contextos.
A complexidade da formação acadêmica do psicólogo, segundo a Unesp, exige grande dedicação ao longo do curso. Por isso, a universidade recomenda que os alunos participem de grupos de estudo extraclasse e projetos de pesquisa científica e extensão universitária (ações na comunidade), para complementar o conteúdo das aulas.
O arquiteto pode trabalhar em órgãos públicos (municipais, estaduais ou federais) ou em empresas privadas. No primeiro caso, desenvolve projetos de urbanismo (planejando uma região, cidade ou bairro, por exemplo) e de edificações (como escolas, hospitais e conjuntos residenciais). No segundo, projeta e coordena obras (residenciais, comerciais, industriais) e faz projetos de paisagismo (em espaços abertos, como parques e praças) e arquitetura de interiores (organização de espaços internos, definindo acabamentos e mobiliário).
O curso da Unesp Bauru combina aulas teóricas e práticas, visitas e viagens técnicas. Um dos destaques é a Semana de Arquitetura e Urbanismo, que propõe o debate de questões relacionadas ao universo da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo com profissionais convidados.
Esse engenheiro trabalha com os processos industriais que empregam transformações químicas, físicas, biológicas, físico-químicas e bioquímicas. Ele cria técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas, sua utilização e transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, projeta e dirige estações de tratamento de rejeitos industriais, além de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos poluentes para o meio ambiente.
O curso da Unesp de Araraquara têm ênfase em projetos e processos sustentáveis, que buscam uma produção menos poluente para o meio ambiente.