Plano de estudos de Química – 1 mês
O professor de Química do Poliedro Johann Augusto Yamamoto de Souza montou um plano de estudos de um mês com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!
Semana 1 – Cálculos estequiométricos/Forças intermoleculares
- Cálculos estequiométricos
O que mais cai: Cálculo estequiométrico envolvendo massa e quantidade de matéria;
Estilo de questão: Questões longas que já fornecem a reação pronta e em seus cálculos também envolvem pureza e rendimento;
Estratégia de prova: Analisar quais são os dados fornecidos no enunciado e usar as transformações de unidade com a quantidade de matéria (mol) e a reação como referência.
Confira a videoaula sobre cálculo estequiométrico
Confira também o resumo sobre o tema
- Forças intermoleculares
O que mais cai: Ligação de hidrogênio, interação íon-dipolo e Van der Waals;
Estilo de questão: Questões longas e contextualizadas, principalmente abordando o cotidiano, que requerem a identificação das forças intermoleculares;
Estratégia de prova: Analisar com calma as moléculas fornecidas pelo enunciado e a partir disso determinar o tipo de interação(ões) que essas moléculas podem realizar.
Confira a videoaula sobre forças intermoleculares
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 2 – Termoquímica/Concentração de soluções
- Termoquímica
O que mais cai: Reações envolvendo variação de entalpia;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas contendo reações que envolvem troca de calor com o meio externo;
Estratégia de prova: Leia o comando, determine se a questão envolve Lei de Hess, energia de ligação, entalpia de formação ou de combustão, monte o que é pedido.
Confira a videoaula sobre termoquímica
Confira também o resumo sobre o tema
- Concentração de soluções
O que mais cai: Velocidade da reação e como ela pode ser alterada;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas abordando situações do cotidiano que requerem um conhecimento químico para seu entendimento;
Estratégia de prova: Identificar que tipo de reação está sendo abordada e analisar como sua velocidade pode ser alterada ou como ela afeta a situação fornecida.
Confira a videoaula sobre concentração de soluções
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 3 – Reações orgânicas/Oxidorredução
- Reações orgânicas
O que mais cai: Reações envolvendo moléculas orgânicas;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas que trazem uma molécula ou uma reação orgânica como modelo;
Estratégia de prova: Se o exercício fornecer reação, identificar na reação fornecida quais são as mudanças nas moléculas apresentadas pelo modelo e aplicar para molécula pedida. Se o exercício pedir a reação, analisar a molécula fornecida (principalmente sua função orgânica) e relembrar que tipo de reação que essa molécula pode estar envolvida.
Confira a videoaula sobre reações orgânicas
Confira também o resumo sobre o tema
- Oxidorredução
O que mais cai: Reações que envolvem mudança do número de oxidação;
Estilo de questão: Questões curtas que trazem processos (reações ou esquemas) que envolvem mudanças no número de oxidação;
Estratégia de prova: Identificar o número de oxidação em todos os átomos das moléculas envolvidas na reação e achar a mudança entre os reagentes e os produtos.
Confira a videoaula sobre oxidorredução
Semana 4 – Eletroquímica: pilhas/Eletrólise
- Eletroquímica: pilhas
O que mais cai: Processos eletrolíticos espontâneos;
Estilo de questão: Questões curtas que trazem um esquema ou a descrição de uma pilha, um processo eletrolítico espontâneo;
Estratégia de prova: Analisar o processo descrito no enunciado, identificar as espécies que estão reduzindo e oxidando a partir do número de oxidação (NOX) dos reagentes e produtos e se o processo é espontâneo (ΔV positivo) e localizar o cátodo, ânodo e fluxo de elétrons.
Confira a videoaula sobre eletroquímica: pilhas
Confira também o resumo sobre o tema
- Eletrólise
O que mais cai: Processos eletrolíticos não espontâneos;
Estilo de questão: Questões curtas que trazem um esquema ou a descrição de uma eletrólise, um processo eletrolítico não espontâneo;
Estratégia de prova: Analisar o processo descrito no enunciado, identificar as espécies que estão reduzindo e oxidando a partir da fila de facilidade de descarga e identificar os produtos da eletrólise.
Confira a videoaula sobre eletrólise
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