Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

6 filmes e séries que abordam o trabalho invisível das mulheres

Estas produções discutem a economia do cuidado e poderiam ter sido citadas como repertório na redação do Enem 2023

Por Julia Di Spagna
18 dez 2023, 12h11

Você já ouviu falar em economia do cuidado? O conceito é usado para classificar uma série de atividades domésticas e de responsabilidades com dependentes, seja uma criança, um idoso ou uma pessoa com deficiência. Muitas vezes, essas tarefas são invisibilizadas e passam despercebidas no dia a dia – especialmente por quem não precisa executá-las. O papo pareceu familiar? Pois é, ele foi tema da redação do Enem 2023 e caiu em uma questão da Fuvest 2024.

Lavar a louça, levar as crianças na escola, fazer compras no supermercado, organizar a casa, levar os filhos ao médico, ir nas reuniões da escola, colocar a roupa para lavar e depois passá-la, preparar as refeições, levar o pet no veterinário, colocar o lixo para fora, checar se o material escolar está completo, limpar a casa, entre muitas outras atividades. Esses são apenas alguns exemplos que tomam horas e mais horas das pessoas que realizam esses afazeres. 

+ ‘Barbie’ e outros: como usar na redação os filmes mais pesquisados do ano

A questão é que todo esse trabalho é majoritariamente feito por mulheres. Segundo um levantamento do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), 65% da economia do cuidado é realizada por mulheres. Em 2022, por exemplo, elas dedicaram 9,6 horas por semana a mais do que os homens a esse tipo de tarefa.  

Para você ficar por dentro do assunto e entender o que esse trabalho invisível das mulheres significa na prática, o GUIA DO ESTUDANTE separou seis filmes e séries que abordam a temática – e que poderiam ter sido citados como repertório na redação do Enem! Veja abaixo: 

Ordem na Casa com Marie Kondo

Continua após a publicidade

Talvez você já tenha ouvido falar na Marie Kondo, que ficou conhecida por ensinar as pessoas a organizarem seus ambientes e desapegarem de itens que não usam mais. Entretanto, nessa série em formato de reality show, ela vai além e mostra como a organização acaba recaindo sobre a mulher.

A carga mental, ou seja, a responsabilidade de saber, por exemplo, onde cada item da cozinha está guardado, em qual armário está uma peça de roupa ou quais alimentos faltam na despensa fica nas mãos das esposas e mães.

A série está disponível na Netflix

Como Ela Faz? (episódio “O Trabalho: Jornada Ininterrupta”)

A série, que tem cinco episódios, aborda as principais dificuldades enfrentadas por mulheres no mercado de trabalho e conta com diversas entrevistas que fazem recortes de classe social, raça e etnia.

Continua após a publicidade

No primeiro episódio, “O Trabalho: Jornada Ininterrupta”, a obra explora justamente a questão do trabalho invisível e como os cuidados com a casa e com os filhos é exercido por mulheres. 

O episódio está disponível no canal da TV Cultura no YouTube

A Vida Invisível

O filme brasileiro, que levou o prêmio Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, se passa nos anos 1950 e conta a história de duas irmãs que encaram os desafios e consequências do machismo e da sociedade patriarcal. Uma sonha em se tornar uma grande pianista e a outra quer viver uma história de amor.

Durante a obra, seja por meio de situações ou de diálogos, é possível notar como as mulheres e suas vozes, vontades e trabalhos realizados dentro de casa são invisibilizados no dia a dia. 

Continua após a publicidade

O longa está disponível na Apple TV, no YouTube e no Google Play

Minha Mãe É Uma Peça

Mesmo sendo uma comédia, o filme baseado na peça de mesmo nome não poderia ficar de fora da lista. Na história, Dona Hermínia é uma mãe superprotetora que passou a vida se dedicando aos filhos. 

Nos três filmes da franquia, é possível ver a dona de casa enfrentando uma série de desafios, como a sobrecarga dos cuidados com o lar e com o bem-estar da família, e a tentativa de equilibrar sua vida pessoal com a profissional.

Disponível no Globoplay, na Netflix, na Amazon Prime Video, na Apple TV e no YouTube.

Continua após a publicidade

O Trabalho Invisível

Produzido durante o curso “Olhares de Bertioga”, do Lab Cine Sesc Bertioga, o curta tem o trabalho de cuidado exercido por mulheres como o grande foco da produção, não apenas como algo secundário.

São cerca de dez minutos de duração e é possível acompanhar a rotina de mulheres realizando, sozinhas, tarefas domésticas que costumam ser desvalorizadas. 

A obra está disponível no canal do Sesc Bertioga no YouTube.

Foi Apenas Um Sonho

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Já para quem prefere filmes de Hollywood, “Foi Apenas Um Sonho”, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, é uma boa opção para ver como o trabalho exercido dentro de casa, seja nos afazeres domésticos ou no cuidado e atenção aos filhos, acaba ficando exclusivamente a cargo das mulheres, e como isso pode desencadear toda uma sobrecarga física e emocional.

O longa está disponível na Apple TV, no Amazon Prime Video e no Google Play

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
6 filmes e séries que abordam o trabalho invisível das mulheres
Repertório Cultural
6 filmes e séries que abordam o trabalho invisível das mulheres
Estas produções discutem a economia do cuidado e poderiam ter sido citadas como repertório na redação do Enem 2023

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.