10 filmes e documentários sobre as Olimpíadas
Que tal conhecer mais sobre diferentes modalidades e já ir entrando no clima de Tóquio 2020?
Após o adiamento em 2020, os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Ao longo dos anos, o evento esportivo e seus atletas fizeram história e estiveram atrelados a uma série de momentos políticos e sociais conturbados.
Separamos algumas obras que irão aproximar você desses fatos e também do clima de superação que surge com os jogos. Aproveite!
1 – Eu sou Bolt (2016)
O corredor jamaicano Usain Bolt foi um dos maiores atletas da história dos Jogos. Entre os seus feitos, ele levou a medalha de ouro em todas as provas de velocidade entre 2008 e 2016. No documentário Eu Sou Bolt, o atleta mostra sua vida fora das pistas. Pelé, Neymar e tenista americana Serena Williams participam do documentário.
Disponível em Telecine Play
2 – Atleta A (2020)
O documentário conta a história das atletas vitimas de abusos sexuais do ex-médico da seleção americana de ginástica artística Larry Nassar. Ele foi condenado a 175 anos de prisão por ter assediado mais de 500 atletas em um período de cerca de vinte anos. O filme acompanha as atletas que foram vítimas, como a campeã mundial Maggie Nichols, e os repórteres que revelaram o escândalo.
Disponível na Netflix
3 – Visions of Eight/ Visão de Oito (1973)
O documentário apresenta a visão de oito cineastas sobre a Olimpíada de 1972, em Munique, na Alemanha. Os jogos foram marcados por um ataque terrorista em acomodações de equipes israelenses, organizado pelo grupo terrorista palestino Setembro Negro. O atentado resultou na morte de 12 pessoas, entre atletas e treinadores (e um policial). Atualmente o filme não se encontra disponível nas plataformas de streaming.
4 – Munique (2005)
Steven Spielberg optou por contar a história do ataque terrorista na Olimpíada de 1972, a partir da retaliação do governo israelense.
Disponível na Apple TV
5 – Carruagens de Fogo (1981)
Este clássico não pode ficar de fora quando falamos de Olimpíadas. A obra mostra a preparação da equipe de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de Paris, em 1924. O foco da história está em dois corredores, um judeu e um cristão, que participaram das competições.
Vale ressaltar que a música tema do filme, L’Enfant, do grego Vangelis, até hoje é associada a maratonas. Ela recebeu destaque na abertura das Olimpíadas de Londres (2012) e é tão manjada que já apareceu em uma série de paródias. Atualmente o filme não se encontra disponível nas plataformas de streaming
6 – B1 – Tenório em Pequim (2010)
O documentário produzido por brasileiros mostra a preparação do judoca Antônio Tenório para disputar a quarta medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008). O atleta é um dos poucos no mundo competindo tanto nos campeonatos paraolímpicos quanto nos regulares.
Disponível no YouTube e Globoplay
7 – Ouro, Suor e Lágrimas (2014)
O documentário brasileiro Ouro, Suor e Lágrimas tem como foco o vôlei e mostra o desempenho das seleções masculina e feminina no Brasil entre 2001 e 2012 – período de maior vitórias de nossos atletas.
Disponível no Canal Brasil
8 – Raça (2016)
Este drama conta a história de uma das figuras mais emblemáticas do esporte: Jesse Owens. Além dos desafios como atleta, Owens enfrentou o racismo na Olimpíada de 1936, que ocorreu em Berlim em plena Alemanha nazista.
Disponível na HBO GO e Apple TV
9 – Olympia (1938)
O documentário alemão é sobre as Olimpíadas de 1936. A obra é polêmica porque existem rumores de que seu diretor era conivente com o nazismo. Um dos destaques da obra também é o desempenho de Jesse Owens.
Disponível na plataforma Looke
10 – Paratodos (2016)
O documentário brasileiro explora a questão do esporte paraolímpico. Além de apresentar os bastidores desse universo, a obra propõe uma reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
Disponível no Prime Vídeo