Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Bienal da UNE celebra Elza Soares e Semana de Arte Moderna de 1922

Abertura do Festival de Arte Estudantil terá live da cantora, Lucas Penteado e o rapper Flávio Renegado

Por Giulia Gianolla Atualizado em 18 Maio 2021, 18h04 - Publicado em 18 Maio 2021, 14h44

Nesta terça-feira (18), ocorre a abertura da 12ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes. O evento deste ano tem como tema central “Brasil, um povo que resiste” e homenageia a cantora Elza Soares e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que acontece no ano que vem.

A abertura conta com um “ato-live da cantora Elza Soares no Theatro Municipal de São Paulo, que será transmitido pela página oficial da UNE no YouTube.  A live terá a participação especial do ator Lucas “Koka” Penteado (ex- BBB21) e do rapper Flávio Renegado.

Ao longo dos 20 anos da Bienal da UNE,  o festival passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Olinda e contou com a  participação de diversos artistas como Leci Brandão, Alceu Valença, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Ariano Suassuna, Racionais MC’s, Criolo, Emicida e Pitty.

Cartaz da abertura da 12ª Bienal, com Elza Soares como homenageada.
Cartaz da abertura da 12ª Bienal, com Elza Soares como homenageada. UNE/Divulgação

Em 2021, a Bienal celebra Elza Soares como símbolo do “Brasil que deu certo”, espelho de vitórias e representatividades. A entidade convida a “desenhar coletivamente um Brasil democrático e pintado de ‘nois’: a juventude.”

Mostras e inscrições

A Programação de Mostras da Bienal da UNE será realizada entre os dias 19 e 23 de maio, pela primeira vez em formato digital. Ela conta com produções em artes cênicas, artes visuais, música, audiovisual, literatura, projetos de extensão, ciência e tecnologia.  Nesta edição, estreia a mostra de jogos digitais. Foram mais de dez mil inscrições de trabalhos de estudantes matriculados no Ensino Médio, Superior e Pós, de todo o Brasil.

O Festival é uma realização da União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Em 2021, a Bienal da UNE será online pela primeira vez
Em 2021, a Bienal da UNE será online pela primeira vez Bienal da UNE/Divulgação

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Sobre a Bienal da UNE – Festival dos Estudantes

O evento é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. É considerado o maior encontro estudantil da América Latina, reunindo cerca de 15 mil estudantes por edição.

A programação reúne debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos, shows, visitas às comunidades locais e diversas outras atividades culturais.

  • Serviço

    12ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes

    Ato-show de Lançamento: Theatro Municipal de São Paulo, 18/05, às 20h00 (transmissão pelo youtube)

    Programação das Mostras: 19 a 23 de maio

    Inscrições: https://bienaldaune.org.br/

    Continua após a publicidade
    Publicidade