Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Big Brother: conheça o livro que originou o nome do reality

"O Grande Irmão", figura que inspirou título do programa, é onipresente

Por Luccas Diaz
Atualizado em 16 jan 2023, 18h53 - Publicado em 16 jan 2023, 18h29

Durante a edição de 2022 do reality show “Big Brother Brasil“, o ator Tiago Abravanel, então confinado na casa, viralizou nas redes sociais quando tentou explicar para os outros participantes qual era o significado por trás do título do programa. “Grande irmão” (em tradução do inglês) seria, segundo o ex-bbb, uma analogia à natureza do reality: um jogo de relacionamentos onde era preciso se envolver e sentir todas as emoções.

O ator pode até ter tentado, mas passou longe do verdadeiro significado do título. “Big Brother Brasil” é a versão nacional do programa holandês “Big Brother”, criado em 1999 pelo produtor executivo John de Mol. O reality fez tanto sucesso que não demorou para ser adaptado em uma franquia mundial. Hoje, para se ter uma noção, há “Big Brothers” em mais de 60 países, que, juntos, somam mais de 500 temporadas.

+ Juliette, Gil e Arthur: o BBB21 e a jornada do herói (e da heroína)

No Brasil, o programa foi adaptado pela TV Globo em 2002, tendo, excepcionalmente no ano estreia, duas edições consecutivas. Desde então, a atração é anual e acontece nos três primeiros meses do ano. Mudanças ocorreram ao longo das duas décadas de programa no país, mas as ideias básicas do jogo continuam a mesma: cerca de vinte pessoas são confinadas em uma casa sem contato com o mundo exterior e são vigiadas 24 horas por dias por meio de câmeras e microfones. O único contato com o mundo externo é feito pelo intermédio de um apresentador, que conversa diariamente com os participantes por vídeo ou voz.

Continua após a publicidade

E é justamente aí que mora a resposta para o questionamento de Tiago Abravanel.

O título do programa é uma referência a um personagem do livro “1984”, do autor inglês George Orwell. Na história, uma grande guerra (análoga à Segunda Guerra Mundial) devastou o mundo e reorganizou as nações a partir de um governo totalitário. Nesse mundo sombrio e opressor, todos são vigiados pelo “Grande Irmão”, uma figura de autoridade suprema que está espelhado pelas “teletelas”, uma espécie de televisor capaz de monitorar, gravar e espionar a população, como um espelho duplo.

Cena do filme
“1984” já ganhou diversas adaptações para o cinema, teatro e televisão. A figura do Grande Irmão (20th Century Fox/Divulgação)

Encontrou a semelhança? Na lógica do reality, o Grande Irmão pode ser interpretado tanto como a figura do apresentador, que aparece esporadicamente para passar comandos aos participantes, quanto o próprio público, que assiste a tudo e decide quem fica e quem sai da casa.

Continua após a publicidade

+ A vitória de Thelma do BBB20 contra a desigualdade no curso de Medicina

Na obra de Orwell, o Grande Irmão está em todo lugar e sua onipresença é enfatizada pelo slogan “O Grande Irmão está de olho em você”.

Essa opressão é física e mental. Na distopia, a “Polícia das Ideias” atua como uma ferrenha patrulha do pensamento. Relações amorosas estão entre as muitas proibições. Nesse cenário de submissão onde não há mais leis, mas sim inúmeras regras determinadas pelo Partido, ninguém nunca viu o Grande Irmão em pessoa. Uma sacada genial do autor: o tirano mais amedrontador é também aquele mais abstrato.

Em 2000, logo após “Big Brother” ganhar uma versão estadunidense, o detentor dos direitos autorais da obra de Orwell processou o canal CBS por infringimento de copyright. Na época, a reclamação foi de que o título do programa poderia fazer os telespectadores acreditarem que a atração teria conexões ou ser uma adaptação do livro clássico. Na véspera do julgamento, porém, o caso foi resolvido mutualmente, com o canal americano pagando uma quantia não informada à fundação Orwell.

Continua após a publicidade

“1984”: uma crítica ao totalitarismo

Cena do filme
“O Grande Irmão está de olho em você”: slogan dá o tom da vigia constante no mundo distópico de George Orwell. (Columbia Pictures/Divulgação)

Escrito pelo jornalista, ensaísta e romancista britânico George Orwell e publicado em 1949, o texto nasceu destinado à polêmica. Foi traduzido em 65 países, virou minissérie, filmes, inspirou quadrinhos, mangás, reality shows e até uma ópera.

A origem do título “1984” é controversa. Orwell supostamente queria “O Último Homem da Europa”, mas seu editor Frederick Warburg insistiu que trocasse por algo mais comercial. O texto foi concluído em 1948 e o nome traz os dois dígitos finais invertidos. Era uma forma de dizer que a distopia descrita não era uma ameaça distante.

+ ‘A Revolução dos Bichos’: conheça mais sobre o clássico de George Orwell

Continua após a publicidade

A história, que tem Londres como cenário (na fictícia Oceânia), gira em torno do Grande Irmão. “Quarenta e cinco anos, de bigodão preto e feições rudemente agradáveis”, o Big Brother é o líder máximo. Assumiu o poder depois de uma guerra de escala global, que eliminou as nações e criou três grandes estados transcontinentais totalitários. A Oceânia reúne a ex-Inglaterra, as ex-Américas, ex-Austrália e Nova Zelândia e parte da África.

O protagonista é Winston Smith. Funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade, um dos quatro ministérios que governam Oceânia, sua função é falsificar registros históricos, a fim de moldar o passado à luz dos interesses do presente tirânico (prática, aliás, comum na União Soviética).

+ Você conhece bem as grandes distopias da literatura?

O protagonista Win detesta o sistema, porém evita desafiá-lo além das páginas de seu diário. Isso muda quando se apaixona por Júlia, funcionária do Departamento de Ficção. O sentimento transgressor o faz acreditar que uma rebelião é possível. Mas combater o regime não é nada fácil. Enredada numa trama política, a “reeducação” dos amantes será brutal.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Ficou curioso? O GUIA DO ESTUDANTE te indica a leitura completa da obra, que, além de ser uma ficção envolvente, é um ótimo repertório para os estudos e vestibulares. Você pode comprá-lo aqui.

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

 
Publicidade
Big Brother: conheça o livro que originou o nome do reality
Repertório Cultural
Big Brother: conheça o livro que originou o nome do reality
"O Grande Irmão", figura que inspirou título do programa, é onipresente

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.