Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Museu promove comemorações ao Dia Internacional da Língua Portuguesa

Milton Hatoum, Pilar Del Río, Ailton Krenak e outros nomes da cultura participam dos eventos organizados pelo Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo

Por Karolina Monte Atualizado em 4 Maio 2022, 00h26 - Publicado em 2 Maio 2022, 16h53

Para comemorar o Dia Internacional da Língua Portuguesa, celebrado em 5 de maio, o Museu da Língua Portuguesa promoverá uma série de atividades online e presenciais.

Entre os dias 5 e 7 de maio, a celebração contará com eventos como palestras, lançamentos de livros, shows e leituras de obras literárias, além da presença de artistas e escritores importantes da nossa língua – Milton Hatoum, Juçara Marçal, Eliane Brum e Ailton Krenak estão entre eles.

Em 7 de maio, último dia do evento, as festividades da língua portuguesa se somam à inauguração de um novo projeto, “O Conto da Ilha Desconhecida”. Trata-se de uma homenagem ao centenário do escritor José Saramago, realizada pelo Museu da Língua Portuguesa em parceria com a Fundação José Saramago, a Companhia das Letras e o Instituto Camões.

A direção teatral da edição 2022 do Dia Internacional da Língua Portuguesa tem assinatura de Felipe Hirsch, diretor teatral e cineasta, convidado para elaborar a programação do evento inspirada em sua peça “Língua Brasileira”. Por conta disso, o encerramento do evento, às 19h no sábado, contará com a apresentação de cenas da peça pelo grupo de teatro Os Ultralíricos.

A programação do Dia Internacional da Língua Portuguesa é gratuita e os horários de cada evento são encontrados no site do Museu. As palestras online serão transmitidas pelo canal do Museu no Youtube. Para a exposição principal e a mostra temporária do museu é possível retirar ingressos pelo site ou na bilheteria.

Língua Portuguesa: a língua viva

O Museu da Língua Portuguesa conta com uma exposição fixa que trata da língua como um fenômeno vivo, inseparável da  história de seus falantes. A exibição explica as origens remotas da língua portuguesa, ramificada do latim, e sua viagem até chegar no idioma que conhecemos hoje, com suas mutações, influências e variantes linguísticas.

Continua após a publicidade

De modo interativo e lúdico, a mostra também detalha como a língua portuguesa falada no Brasil acolheu, organicamente, diversas palavras e termos dos povos indígenas que já habitavam o país antes da chegada dos portugueses. Aliando-se ainda a outros idiomas e dialetos com as quais teve contato durante seus 500 anos, a língua portuguesa do Brasil se diferenciou da língua lusitana e tornou-se única.

Também está em cartaz a mostra temporária “Sonhei em Português”, em cartaz até 12 de junho, que tem como temática a transformação e percepção da língua portuguesa através da migração humana.

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

  

 

Continua após a publicidade

Publicidade