Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Aplicação do Enem 2021 ficará para o próximo ano

Em comunicado da assessoria, Inep nega informação de adiamento das provas

Por Wender Starlles Atualizado em 14 Maio 2021, 12h27 - Publicado em 13 Maio 2021, 15h41

Em reunião com membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta quinta-feira(13), Danilo Dupas, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), comunicou que a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no inicio do próximo ano.

A informação foi publicada no jornal O Globo. De acordo com o texto, o principal motivo é a falta de orçamento para a realização das provas.

O adiamento do exame já vinha sendo bastante discutido, mas a repercussão aumentou depois da publicação de uma portaria no Diário Oficial da União pelo Inep, que estabelecia como objetivos a serem cumpridos apenas a preparação técnica e o planejamento do Enem neste ano. O documento deixa de citar a aplicação das provas.

+ Inep publica informações que colocam em dúvida aplicação do Enem 2021

A ausência de mais detalhes sobre o Enem chama a atenção porque outros exames realizados pelo Inep, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)  e o Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), estão entre as metas e aparecem com o número de aplicações previstas — uma para cada prova.

Para efeito de comparação, em anos anteriores, as portarias relacionadas às metas institucionais globais e intermediárias, que foram publicadas pelo Inep no Diário Oficial da União, apresentam a quantidade de vezes que será aplicado o Enem.

O GUIA entrou em contato com o Inep para confirmar a informação sobre o adiamento das provas, mas até as 15h30 não recebeu nenhuma resposta.

Continua após a publicidade

Atualização: Em resposta ao GUIA, a assessoria de comunicação da instituição responsável pelas provas negou que Danilo Dupas tenha comunicado ao CNE planos de aplicar o Enem 2021 no próximo ano.

Atualização 2: Em gravação compartilhada da reunião da Câmara de Educação Básica do CNE, Dupas afirma que está trabalhando para realizar o exame ainda em 2021. “Nós estamos engajados para que o Enem ocorra nesse ano, mas existem variáveis sensíveis que estamos alinhando junto ao MEC e em breve nós iremos alinhar com vocês a data, tá? Então, pode ter certeza que os servidores estão engajados, buscaremos também a excelência na aplicação” afirma.

Atualização 3: Segundo o jornal Folha de S. Paulo, desde 3 de maio, os diretores de Gestão e Planejamento do Inep e o de Tecnologia encaminharam despachos avisando sobre as datas de aplicação do Enem às suas respectivas coordenadorias envolvidas na elaboração do exame. De acordo com os documentos obtidos pela reportagem do jornal, as áreas técnicas do Inep trabalham desde o início deste mês com a ideia de aplicação adiada para 06 e 23 de janeiro de 2022.

Atualização 4: O Inep divulgou nota 19h05 desta quinta-feira (13) sobre a aplicação do Enem. Veja a íntegra da nota abaixo:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas. Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade
Publicidade