Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Conheça as escritoras mais cobradas nos vestibulares

Professor listou algumas autoras que aparecem mais frequência nas principais provas do país, incluindo o Enem

Por Ludimila Ferreira
27 mar 2024, 15h00

Os vestibulares têm adotado cada vez mais obras de escritoras em seus vestibulares. A Fuvest, por exemplo, anunciou para 2026 uma lista de obras obrigatórias escritas apenas por mulheres, como uma forma de discutir o silenciamento das autoras. Para te ajudar na preparação para as provas, o professor de literatura Alencar Schueroff, da Plataforma Professor Ferretto, listou algumas das autoras mais cobradas pelos vestibulares.

Nomes como Clarice Lispector e Paulina Chiziane estão na lista da Fuvest, já Conceição Evaristo aparece com diversos livros, em vestibulares também fora do sudeste. “As autoras são muito importantes porque trazem diferentes pontos de vista e histórias que enriquecem as nossas leituras. Ao contar suas histórias, elas não apenas influenciam a literatura, mas também nos ajudam a entender melhor a sociedade e a cultura em que vivemos”, comenta Alencar Schueroff. 

As escritoras também costumam aparecer no Enem, maior porta de entrada para as universidades.

+ Os autores que mais aparecem nas provas do Enem

Confira uma seleção de autoras para começar a ler já!

Continua após a publicidade

Cecília Meireles

Cecília Meireles foi poetisa, professora e jornalista brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro em 1901, e explorava em suas obras temas como espiritualidade, a infância e o amor. Além de integrar listas de obras obrigatórias dos grandes vestibulares, a autora já apareceu em mais de uma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio.

“Ela é reconhecida não apenas pela qualidade literária de sua obra, mas também por sua atuação como educadora e defensora dos direitos das crianças. Sua poesia continua a encantar leitores de todas as idades, sendo considerada uma das vozes mais influentes da literatura brasileira do século 20”, explica o professor.

“Romanceiro da Inconfidência”, livro de poesia que a autora escreveu após visitar a cidade de Ouro Preto (MG), é uma das obras da Fuvest 2025.

+ 7 autores para quem quer começar a ler poesia

Continua após a publicidade

Clarice Lispector

Clarice Lispector é uma das maiores escritoras brasileiras do século 20. Formada em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ela logo migrou para a área da escrita e despontou como um dos grandes nomes do Modernismo. Alguns dos seus grandes sucessos são “Hora da Estrela”, “Laços de Família” e “A Paixão segundo G.H” – este último, inclusive, ganhou uma adaptação para o cinema.

“Clarice Lispector deixou um legado significativo, impactando não apenas a literatura brasileira, mas também influenciando escritores em todo o mundo. Sua habilidade em explorar a alma e o espírito humano”, conta Schueroff.

Clarice é uma das autoras na lista da Fuvest 2027 e 2028 com “A paixão segundo G. H.”, livro enigmático que narra o encontro da personagem principal com uma barata.

+ “A paixão segundo G.H.”: o livro enigmático de Clarice Lispector

Continua após a publicidade

Conceição Evaristo

Conceição Evaristo é uma famosa escritora e pesquisadora brasileira, nascida em Belo Horizonte (MG) em 1946. Suas obras tratam sobretudo do racismo e da experiência da mulher negra na sociedade brasileira. Integrante da Academia Mineira de Letras, Conceição é um dos nomes mais proeminentes da literatura contemporânea.

“Ela é também conhecida por seu ativismo acadêmico e social, promovendo a igualdade racial e de gênero. Sua contribuição à literatura brasileira vai além das palavras, mostrando realidades enfrentadas pela população negra no país” afirma Alencar.

Conceição Evaristo aparecerá no vestibular da USP, a Fuvest, entre 2026 e 2029. O livro selecionado foi “Canção para ninar menino grande”, uma coleção de histórias que aborda a masculinidade. No vestibular da Unicamp a escritora aparece por três anos seguidos, entre 2024 e 2026, com “Olhos D’Água”, coletânea de quinze contos sobre a realidade vivida por pessoas negras.

Já no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o livro escolhido foi “Ponciá Vicêncio”, que aborda a vivência de mulheres negras e as heranças históricas que carregam. 

Continua após a publicidade

+ Quem é Conceição Evaristo, autora que aparece nos maiores vestibulares

Paulina Chiziane

Paulina Chiziane é uma destacada escritora moçambicana, nascida em 4 de junho de 1955. É conhecida por ser a primeira mulher moçambicana a publicar um romance. Sua obra literária é marcada por questões sociais, culturais e de gênero em Moçambique.

“É uma voz proeminente na literatura africana contemporânea, utilizando sua escrita para explorar temas sociais relevantes e promover a igualdade de gênero em sua sociedade”, diz o professor da Plataforma Ferretto.

Paulina aparecerá na Fuvest entre os anos 2026 e 2028 com o livro “Balada de amor ao vento”, história de amor focada na complexidade feminina. Já no vestibular da Unicamp ela aparece com “Niketche – uma História de Poligamia”, em 2024 e 2025. Esta também é obra obrigatória no vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Ruth Guimarães

Ruth Guimarães foi uma escritora paulista nascida em 1920 e falecida em 2014. Ela é conhecida por sua contribuição à literatura afro-brasileira, abordando temas relacionados à cultura negra e às questões sociais. Ruth destacou-se por seu engajamento na promoção da diversidade étnica na literatura. “Ruth Guimarães foi uma contadora de histórias incrível, trazendo a vida e as tradições da cultura afro-brasileira para suas páginas”, finaliza.

A escritora aparece na Fuvest 2025 com “Água Funda”. O livro fala das fazendas de café do Vale do Paraíba, em São Paulo, da sua glória à decadência. Também é leitura obrigatória dos vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de 2024.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Conheça as escritoras mais cobradas nos vestibulares
Enem
Conheça as escritoras mais cobradas nos vestibulares
Professor listou algumas autoras que aparecem mais frequência nas principais provas do país, incluindo o Enem

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.