Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Ela tirou mil na redação do Enem depois de zerar em 2019

Yasmin dá conselhos para os estudantes e conta como foi do zero ao mil treinando redação e acumulando repertório

Por Ludimila Gomes
Atualizado em 22 jan 2024, 15h00 - Publicado em 18 jan 2024, 13h42

Yasmin Damasceno tem só 19 anos, mas já fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) quatro vezes, tirou zero em sua primeira redação como treineira, cursou um ano de Agronomia e, agora, tirou mil na redação do Enem 2023. Ufa! Assim como outros candidatos que tiraram nota máxima nesta edição, Yasmin demorou a ver sua nota no dia da divulgação dos resultados, terça-feira (16), e quando viu, não acreditou.

Em conversa com o GUIA DO ESTUDANTE, ela contou que seu sonho é cursar Medicina Veterinária e falou a respeito da estratégia para tirar nota máxima na redação em 2023. Disse que achou o tema inesperado, mas conseguiu elaborar bem o texto graças ao seu estudo de repertórios coringa.

Confira a trajetória de Yasmin, a estudante que foi do zero ao mil, e suas dicas para outros vestibulandos.

Tchau, Agronomia

Yasmin é de Belém do Pará e começou a encarar o Enem como treineira em 2019, quando estava no último ano do Ensino Médio. Ela conta que, naquele primeiro ano, zerou a redação. Segundo a estudante, o zero veio porque ela não fez o texto – o nervosismo e a falta de prática a fez paralisar diante da prova. Mas graças à experiência ruim, decidiu se esforçar para melhorar suas notas.

Em seu primeiro ano como candidata, conseguiu nota suficiente para entrar em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia e cursou a graduação durante um ano – até perceber que seu sonho mesmo era Medicina Veterinária.

Continua após a publicidade

Yasmin sempre gostou de Biologia e por isso entrou no primeiro curso, mas aos poucos descobriu que a compatibilidade parava por aí. A grade de estudos tinha muita Matemática – da qual não é uma grande fã – e o contato com os animais era raro. Por isso, a Veterinária pareceu um caminho melhor.

Era hora de voltar para o cursinho.

+ Como é o curso de Medicina Veterinária?

A estudante afirma que só conseguiu a nota máxima na redação em 2023 depois de entender quais eram seus pontos fracos. De volta ao cursinho, em 2023, teve aulas focadas nas matérias que tinha mais dificuldade: Matemática, Ciências da Natureza e Redação. E esse, inclusive, é um dos seus conselhos para os vestibulandos: focar os estudos nas matérias que têm menos afinidade.

Continua após a publicidade

O segredo para a redação nota mil

Extenso e inesperado. Essas foram as primeiras impressões de Yasmin quando viu o tema da redação do Enem 2023. Porém, os textos motivadores a ajudaram a manter a calma, e as ideias para a redação foram vindo após a leitura deles. Antes de realmente começar a escrever, a estudante fez um pequeno mapa mental baseado na frase temática.

Na hora de colocar a mão na massa, sua estratégia foi equilibrar a redação com as questões. Após fazer introdução de 6 linhas do texto, ela iniciou as perguntas da prova. Quando elas ficavam muito difíceis, voltava para a redação.

A estudante entregou também sua estratégia para não repetir palavras durante a redação: usar sinônimos presentes nas próprias questões do exame.

+ Como fazer um mapa mental, em 4 passos

Continua após a publicidade
mapa mental yasmin na prova do enem 2023
(Arquivo Pessoal/Reprodução)

Repertório pode ser coringa

Os repertórios de Yasmin na redação foram:

  • O livro “Ensaio sobre a cegueira“, de José Saramago;
  • Hannah Arendt, com sua citação “a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”;
  • E o livro “Leviatã” de Thomas Hobbes.

Os repertórios foram usadas na introdução, desenvolvimento um e desenvolvimento dois, respectivamente.

Yasmin defende o chamado “repertório coringa” para sustentar a argumentação do texto – que nada mais é do que uma citação, livro, filme ou outros que se encaixam em diferentes temas. Ou seja, são adaptáveis. Ela exemplificou usando Thomas Hobbes, autor que fala sobre a responsabilidade do Estado em sanar os problemas. Se há desigualdade, há culpa do governo, afirma a estudante.

Continua após a publicidade

+ 8 argumentos coringas para usar na redação do Enem

Na redação do Enem 2023, que tinha como tema os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a jovem falou sobre as desigualdades sociais que mulheres marginalizadas sofrem devido ao descaso governamental.

foto do rascunho da redação nota mil yasmin enem 2023
(Arquivo Pessoal/Reprodução)

Como prova de que os repertórios citados são mesmo “coringas”, Yasmin conta que também citou o livro “Ensaio sobre a Cegueira” em sua redação de 2021, ano em que foi aprovada em Agronomia. Naquela edição, o tema do Enem foi Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, e ela conseguiu 960 de pontuação.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Além de estudar repertório, Yasmin aponta que também é importante praticar e fazer pelo menos de duas a três redações por semana.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Ela tirou mil na redação do Enem depois de zerar em 2019
Enem
Ela tirou mil na redação do Enem depois de zerar em 2019
Yasmin dá conselhos para os estudantes e conta como foi do zero ao mil treinando redação e acumulando repertório

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.