Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Enem 2019: mais de 5 mil corretores vão avaliar as redações deste ano

Os corretores passam por um longo processo de seleção para comprovar sua isenção e habilidade — mesmo durante as correções!

Por Taís Ilhéu
7 nov 2019, 15h27

Para avaliar os quase 4 milhões de redações do Enem escritas no último domingo (3), o Inep está preparando 5.168 corretores em todo o Brasil. E o processo para ser um desses avaliadores não é nada fácil: eles precisarão corrigir 30 redações em três horas! Essa é apenas uma das etapas do exigente processo de seleção para ser corretor das redações do Enem 2019.

Isenção, agilidade e preparo

O risco de um corretor do Enem privilegiar um parente ou conhecido é praticamente nulo. Só para entrar no processo de seleção ele precisa cumprir alguns requisitos, que envolvem sua formação (precisa ter diploma de Letras/língua portuguesa ou linguística) e também isenção no processo: quem tem parentes em primeiro grau prestando a prova, mesmo como treineiro, não pode ser um avaliador. 

De qualquer forma, mesmo que alguém omitisse a informação e entrasse no processo, mais uma medida de segurança dificultaria que ela privilegiasse alguém: os corretores recebem a prova sem o nome dos candidatos. 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O restante do processo envolve uma capacitação à distância, avaliações para medir o conhecimento dos corretores sobre as cinco competências avaliadas na redação e os testes de agilidade, como o que mencionamos antes. Só depois disso farão o treinamento presencial e um teste final corrigindo 50 redações.

Como funciona o processo de correção? 

Os 5.168 corretores selecionados receberão até 200 redações por dia e têm o compromisso de entregar, no mínimo, 150 corrigidas a cada três dias. As redações chegam até os avaliadores por uma plataforma online, sem identificação do autor, e cada texto passa por pelo menos dois corretores. Se eles atribuírem, em alguma das competências, notas com discrepância superior a 100 pontos, uma terceira pessoa irá avaliar o texto. Por fim, a pontuação do candidato será a média das duas notas que mais se aproximaram. 

Para não restar dúvidas da rigorosidade do processo, os corretores continuam sendo avaliados mesmo depois de selecionados. A cada 50 redações do Enem corrigidas, ele recebe duas já avaliadas por uma equipe de especialistas, que serão usadas para analisar seu desempenho. 

Publicidade
Enem 2019: mais de 5 mil corretores vão avaliar as redações deste ano
Enem
Enem 2019: mais de 5 mil corretores vão avaliar as redações deste ano
Os corretores passam por um longo processo de seleção para comprovar sua isenção e habilidade — mesmo durante as correções!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.