Enem 2020: 8 questões mais difíceis de Matemática
A prova não teve grandes surpresas e abordou clássicos, como análise combinatória, regra de três e notação científica
Neste domingo (24), estudantes de todo o Brasil enfrentaram as provas de Matemática e de Ciências da Natureza do Enem 2020. Só de Matemática foram 45 questões que, segundo especialistas, seguiram o padrão do Enem. Além de conceitos clássicos e técnicos, a prova também explorou temáticas juvenis, como a saga de Harry Potter por meio de um anagrama.
Mas, em toda prova, algumas questões se destacam pela complexidade que apresentam, pelas habilidades cobradas e os conhecimentos necessários para a resolução. Pensando nisso, conversamos com os professores do Curso Anglo e separamos as oito mais difíceis de Matemática com suas respectivas resoluções. A numeração abaixo está baseada na prova azul.
Vale lembrar que, no Enem, as questões têm pesos diferentes na nota final, dependendo da proporção de acertos dos alunos em geral e da consistência de cada aluno nas respostas (para eliminar as chances de chute). Funciona assim: se você acerta as questões mais difíceis, mas erra as mais fáceis, sua nota não é tão boa quanto a de alguém que acerta as mais fáceis e algumas das difíceis. Saiba aqui como é calculada a nota do Enem.
Questão 146
Questão 149
Questão 157
Questão 158
Questão 163
Questão 165
Questão 173
Questão 174
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.