Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem 2020: espelho da redação e resultado dos treineiros saem em maio

Notas serão divulgadas no fim de março, mas detalhes sobre a correção do texto vêm mais de um mês depois

Por Luccas Diaz Atualizado em 8 mar 2021, 19h29 - Publicado em 8 fev 2021, 13h46

O espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estará disponível para a consulta dos candidatos no dia 28 de maio. Na mesma data, aqueles que fizeram o exame na modalidade treineiro também poderão conferir seus resultados. As informações compõem o cronograma oficial da versão impressa da prova, que ocorreu nos dias 17 e 24 de fevereiro.

++ Enem 2020: quando sai o resultado e outras datas importantes

++ Enem Digital: vacina, Senna e Copa do Mundo aparecem no segundo dia

Seguindo o calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), os resultados do exame deverão ser divulgados na Página do Participante no dia 29 de março. Mas aqueles que quiserem saber exatamente o porquê da nota da redação terão que esperar até o dia 28 de maio. Isso porque é apenas no Espelho da Redação que é possível conferir a correção pedagógica da dissertação, ou seja,  como o texto foi corrigido pelo avaliador.

++ Enem 2020 fracassa e evidencia desigualdades

Continua após a publicidade

++ ‘Eu estava preparada’: barrados do Enem relatam impacto na saúde mental

Neste ano, o tema da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. A abordagem não foi totalmente inesperada, dado o contexto de isolamento causado pela pandemia, e os candidatos que estudaram sobre o assunto tiveram mais facilidade para redigir sobre o problema. “Há uma associação entre doenças mentais e afastamento: a sociedade sempre lidou com as pessoas com doenças mentais com um apartamento, como acontece com os presidiários” disse o coordenador de Linguagens do Curso Anglo, Sérgio Paganim.

++ Enem 2020: confira redações sobre estigma social das doenças mentais

++ BBB21: reality show pode ser repertório para redação de vestibular?

A edição de 2020 do exame contou com um nível de abstenção recorde, com menos da metade dos inscritos comparecendo aos dois dias de prova. A quantidade de treineiros, que são os estudantes que ainda não terminaram o Ensino Médio e querem treinar para a prova, não foi divulgada, mas acredita-se que também tenha diminuído significativamente.

Quero Bolsa | Faça Sua Pré-Matrícula! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades.

Continua após a publicidade
Publicidade