Enem 2022: 2º dia abordou covid-19, buracos negros e queda de empregos
Órgãos que tiveram destaque durante a pandemia, como a Anvisa e a OMS, também serviram de contexto para as questões
Confira aqui o gabarito extraoficial do segundo dia de provas do Enem 2022.
A prova do segundo dia do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) está sendo aplicada neste domingo (20) em todo o país. Hoje é a vez dos estudantes resolverem 90 questões dos cadernos de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nas redes sociais, os primeiros candidatos a saírem da prova apresentaram opiniões mistas: alguns destacaram a dificuldade na prova de Matemática, outros afirmaram que a edição não pegou tão pesado nos cálculos.
Entre os temas abordados na prova estão a covid-19, a formação de buracos negros e a queda na geração de novos empregos entre 2012 e 2013.
+ Enem 2022: prova do segundo dia foi trabalhosa e mais difícil
Ciências da Natureza
Sobre a prova de Ciências da Natureza, Vinicius Beltrão, coordenador de ensino e inovações do SAS Plataforma de Educação, e Vinicius Haidar, gerente de avaliações e pré-universitário também no SAS Plataforma de Educação, destacam a presença de questões envolvendo doenças e epidemias.
A covid-19 apareceu em duas questões, uma envolvendo a tecnologia dos testes PCR, e outra sobre o uso de substâncias poluentes na sanitização de ambientes, como o ozônio. Uma questão abordou o estudo do agente causador da doença de Chagas no combate ao câncer. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) também serviram de contexto para algumas perguntas.
Este ano, não houve grande destaque para temas relacionados ao meio ambiente. Uma questão em especial abordava o fenômeno da óptica a partir de uma notícia. O texto relatava a captação de luz solar por meio de garrafas PET em uma cidade no interior de Minas Gerais. Houve ainda questões de física elétrica, química orgânica, soluções, ciclo do hidrogênio e genética.
Vinicius Silveira, professor de Física da Plataforma AZ de Aprendizagem, destaca uma questão envolvendo o fenômenos dos buracos negros, na prova de Física, tema este caracterizado como Física Moderna. A questão perguntava a partir de um texto o que aconteceria com o Sistema Solar caso o Sol fosse substituído por um buraco negro.
Matemática
Como já é esperado do exame, muitos gráficos – pelo menos seis. Este ano, porém, não contou com tirinhas, charges, letras de música ou referências literárias; sem grande interdisciplinaridade com Ciências Humanas. Os textos presentes, em sua maioria, eram antigos, datando de 2009 a 2014.
Houve bastante matemática financeira, com questões relacionando assuntos do comércio, como o processo de vendas em lojas online, porcentagem e o cálculo de juros. Uma outra questão se destacou por cobrar uma competência básica da matemática: perguntava qual era a representação numérica de 1,35 bilhão.
A queda na geração de empregos no Brasil entre 2012 e 2013 também foi tema de uma questão. O enunciado apresentava dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para pedir ao candidato calcular o número de vagas criadas em janeiro de 2012.
Não somente em Matemática, a temática do esporte foi bem trabalhada nos dois cadernos. Houve questões envolvendo o uso de doping, o rendimento dos atletas, a progressão envolvendo o seu desenvolvimento, e o cálculo por trás da contagem de pontos em uma competição.
Temas abordados no segundo dia do Enem 2022:
- Covid-19;
- Testes PCR;
- Cura do câncer;
- Anvisa e OMS;
- Buracos negros;
- Uso de garrafas PET na energia renovável;
- Rotina de atletas;
- Marketing digital;
- Acidente nucleares de Chernobyl e Fukushima;
- Redução no consumo de energia;
- Expectativa de vida;
- Número de médicos em uma UBS;
- Rodovias que ligam municípios, entre outros.
+ Confira o gabarito extraoficial do primeiro dia
+ Professores defendem que questão de matemática deve ser anulada
+ Prova do segundo dia foi mais trabalhosa do que em anos anteriores
+ Quem pode fazer a reaplicação do Enem e como fazer o pedido