Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Enem 2022: 2º dia abordou covid-19, buracos negros e queda de empregos

Órgãos que tiveram destaque durante a pandemia, como a Anvisa e a OMS, também serviram de contexto para as questões

Por Luccas Diaz
Atualizado em 20 nov 2022, 21h52 - Publicado em 20 nov 2022, 16h19

Confira aqui o gabarito extraoficial do segundo dia de provas do Enem 2022.

A prova do segundo dia do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) está sendo aplicada neste domingo (20) em todo o país. Hoje é a vez dos estudantes resolverem 90 questões dos cadernos de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nas redes sociais, os primeiros candidatos a saírem da prova apresentaram opiniões mistas: alguns destacaram a dificuldade na prova de Matemática, outros afirmaram que a edição não pegou tão pesado nos cálculos.

Entre os temas abordados na prova estão a covid-19, a formação de buracos negros e a queda na geração de novos empregos entre 2012 e 2013.

+ Enem 2022: prova do segundo dia foi trabalhosa e mais difícil

Ciências da Natureza

Sobre a prova de Ciências da Natureza, Vinicius Beltrão, coordenador de ensino e inovações do SAS Plataforma de Educação, e Vinicius Haidar, gerente de avaliações e pré-universitário também no SAS Plataforma de Educação, destacam a presença de questões envolvendo doenças e epidemias.

A covid-19 apareceu em duas questões, uma envolvendo a tecnologia dos testes PCR, e outra sobre o uso de substâncias poluentes na sanitização de ambientes, como o ozônio. Uma questão abordou o estudo do agente causador da doença de Chagas no combate ao câncer. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) também serviram de contexto para algumas perguntas.

Este ano, não houve grande destaque para temas relacionados ao meio ambiente. Uma questão em especial abordava o fenômeno da óptica a partir de uma notícia. O texto relatava a captação de luz solar por meio de garrafas PET em uma cidade no interior de Minas Gerais. Houve ainda questões de física elétrica, química orgânica, soluções, ciclo do hidrogênio e genética.

Continua após a publicidade

Vinicius Silveira, professor de Física da Plataforma AZ de Aprendizagem, destaca uma questão envolvendo o fenômenos dos buracos negros, na prova de Física, tema este caracterizado como Física Moderna. A questão perguntava a partir de um texto o que aconteceria com o Sistema Solar caso o Sol fosse substituído por um buraco negro.

Matemática

Como já é esperado do exame, muitos gráficos – pelo menos seis. Este ano, porém, não contou com tirinhas, charges, letras de música ou referências literárias; sem grande interdisciplinaridade com Ciências Humanas. Os textos presentes, em sua maioria, eram antigos, datando de 2009 a 2014.

Houve bastante matemática financeira, com questões relacionando assuntos do comércio, como o processo de vendas em lojas online, porcentagem e o cálculo de juros. Uma outra questão se destacou por cobrar uma competência básica da matemática: perguntava qual era a representação numérica de 1,35 bilhão.

Continua após a publicidade

A queda na geração de empregos no Brasil entre 2012 e 2013 também foi tema de uma questão. O enunciado apresentava dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para pedir ao candidato calcular o número de vagas criadas em janeiro de 2012.

Não somente em Matemática, a temática do esporte foi bem trabalhada nos dois cadernos. Houve questões envolvendo o uso de doping, o rendimento dos atletas, a progressão envolvendo o seu desenvolvimento, e o cálculo por trás da contagem de pontos em uma competição.

Temas abordados no segundo dia do Enem 2022:

• Covid-19;
  • Testes PCR;
  • Cura do câncer;
  • Anvisa e OMS;
  • Buracos negros;
  • Uso de garrafas PET na energia renovável;
  • Rotina de atletas;
  • Marketing digital;
  • Acidente nucleares de Chernobyl e Fukushima;
  • Redução no consumo de energia;
  • Expectativa de vida;
  • Número de médicos em uma UBS;
  • Rodovias que ligam municípios, entre outros.

+ Confira o gabarito extraoficial do primeiro dia

+ Professores defendem que questão de matemática deve ser anulada

+ Prova do segundo dia foi mais trabalhosa do que em anos anteriores

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

+ Quem pode fazer a reaplicação do Enem e como fazer o pedido

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Enem
Enem 2022: 2º dia abordou covid-19, buracos negros e queda de empregos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis