Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem Digital: Inep anula questão de Matemática

O item já havia sido cobrado na edição de 2009 do Enem PPL

Por Juliana Morales Atualizado em 9 mar 2021, 16h24 - Publicado em 8 fev 2021, 14h19

O Inep anunciou nas redes sociais que uma questão de Matemática doEnem Digital, realizado neste domingo (7), foi anulada. Trata-se de um item que apresentava um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô. O motivo da anulação é que a questão já havia sido cobrada na edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL)/reaplicação. Na versão impressa, duas questões do segundo dia de provas foram anuladas.

A questão anulada é a:

– Questão 140 do Caderno 5 (amarelo)

– Questão 148 do Caderno 6 (cinza)

– Questão 157 do Caderno 7 (azul)

– Questão 165 do Cardeno 8 (rosa)

Continua após a publicidade

Segundo dia Enem Digital, questão anulada
Caderno 5 (Amarelo) Anglo Resolve/Reprodução

+ Confira o gabarito extraoficial do segundo dia do Enem Digital

TRI

Lembrando que a anulação não compromete o processo de mensuração da nota dos candidatos porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

Ou seja, no Enem, as questões têm pesos diferentes na nota final, dependendo da proporção de acertos dos alunos em geral e da consistência de cada aluno nas respostas (para eliminar as chances de chute).

Funciona assim: se você acerta as questões mais difíceis, mas erra as mais fáceis, sua nota não é tão boa quanto a de alguém que acerta as mais fáceis e algumas das difíceis. Saiba aqui como é calculada a nota do Enem.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

Continua após a publicidade

Publicidade