No primeiro dia de reaplicação do Enem 2020, realizado nesta terça-feira (23), os candidatos respondem a 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e produzem uma redação. Vale lembrar que o tema de redação e as questões do exame de hoje são inéditas, ou seja, foram feitas unicamente para a reaplicação.
Quem está realizando a reaplicação deve fazer uma redação sobre “a falta de empatia nas relações sociais no Brasil”. O ministro da Educação Milton Ribeiro foi o primeiro a publicar o tema da proposta em seu Twitter pessoal. Em seguida, o Inep também fez a divulgação nas redes sociais oficiais.
Nesta reaplicação do Enem 2020, o tema da redação é:
“A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”.
Boa prova aos participantes!
— Milton Ribeiro (@mribeiroMEC) February 23, 2021
Na versão impressa do exame, em janeiro, o tema foi o estigma social das doenças mentais e, na versão digital, as desigualdades entre as regiões do Brasil.
O que pode zerar a redação do Enem
Entre as atitudes que podem anular o texto está a fuga total do tema proposto ou do formato dissertativo-argumentativo, deixar a folha de redação em branco, escrever menos de sete linhas, escrever discurso ofensivo ou desenhar na prova.
Escrever partes desconexas no meio do texto (como as famosas receitas de miojo ou hinos de clubes de futebol) também zera a redação. O GUIA já publicou um texto sobre essas atitudes que podem zerar a prova, confira aqui!
As cinco competências avaliadas na prova
A redação do Enem vale, no total, 1000 pontos, que são divididos entre cinco competências da seguinte forma:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
Resultado
O Inep aplicou o Enem 2020 nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). A previsão é que o resultado de todas as provas saia no dia 29 de março.