Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Estudante não entende o motivo de ter sido convocado para refazer Enem

O aluno realizou o Enem digital em novembro e afirma não ter tido qualquer problema no local de prova ou nos computadores. Inep esclareceu a situação

Por Juliana Morales Atualizado em 12 jan 2022, 20h49 - Publicado em 10 jan 2022, 18h41

No último domingo (9), no primeiro dia de reaplicação do Enem 2021, aconteceu uma situação inusitada. Alguns estudantes que fizeram o Enem regular em novembro relataram que foram convocados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para refazer o exame no último domingo. Eles afirmam que não tiveram problema algum nos dois dias de aplicação do exame regular e nunca solicitaram para refazer a prova em nova data. A reaplicação é uma nova oportunidade para os candidatos que tiveram alguma questão prevista em edital que tenha impedido o comparecimento na prova regular.

O estudante Nicolas Danyllo Teixeira Pereira foi um deles. Em entrevista ao jornal Bom Dia SP, da Rede Globo, Danyllo contou que fez o Enem 2021 nos dias 21 e 28 de novembro e que recebeu uma convocatória pelo site do Inep de que teria que refazer o exame. “Como ninguém conseguiu me explicar se eu ficaria com ou sem a nota do Enem que eu já tinha feito em novembro, eu achei melhor refazer a prova”, disse à reportagem.

O estudante contou que o problema não aconteceu só com ele, outros candidatos receberam o mesmo comunicado. “Eu mandei mensagem para pessoas que fizeram o Enem Digital comigo e eles disseram que também foram convocados, mesmo sem terem feito o pedido para realizar a prova novamente. Até porque não tivemos nenhum problema, não choveu no dia, não faltou energia, o computador funcionou, estava tudo perfeito”, relata Nicolas.

Confira a resposta do Inep sobre o episódio:

O Inep realizou, entre os dias 18 e 24 de novembro, envios de comunicados direcionados aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 via e-mail, um dos canais de comunicação direto com o público. Uma das mensagens alertava os destinatários de que o Cartão de Confirmação de Inscrição ainda não estava disponível pois a prova só seria realizada em 9 e 16 de janeiro de 2022 e, portanto, o documento seria publicado na Página do Participante na véspera da aplicação.

Após a realização do Enem 2021 em novembro, foi identificado que 880 participantes haviam recebido o comunicado informado anteriormente, apesar de não fazer parte da aplicação prevista para janeiro de 2022. Em função disso, o Inep realocou os participantes para a reaplicação do Exame. Nenhum dos inscritos será prejudicado e todos terão a oportunidade de realizar as provas pois se enquadram nos casos de prejuízos logísticos, conforme previsto nos editais do Enem 2021.

Continua após a publicidade

Os participantes que devem fazer as provas em 9 e 16 de janeiro foram comunicados individualmente pelo Inep. Caso ele não participe da aplicação, valerá o resultado das provas realizadas em novembro de 2021.

Por fim, é importante ressaltar que as regras do exame prevêem a oportunidade de todos os participantes pedirem a reaplicação. Os pedidos são analisados individualmente pelo Instituto e, dessa forma, é garantido que qualquer um possa se manifestar caso deseje fazer a reaplicação das provas.

A reaplicação

Segundo o edital, tiveram o direito à reaplicação as pessoas que não puderam comparecer ao Enem regular em novembro de 2021 por motivo de doença infectocontagiosa ou problema de logística, e também os candidatos que faltaram ao Enem 2020 em razão da pandemia e que conquistaram na Justiça o direito a fazer a prova.

O exame, apesar de conter questões diferentes do Enem regular aplicado em novembro de 2021, segue o mesmo padrão: no primeiro dia, foram resolvidas 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e uma redação. E, no próximo domingo (16), os candidatos resolverão 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade