Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Redação Enem: reconhecimento da contribuição da mulher na saúde do Brasil

Entenda a proposta de tema da redação da reaplicação do Enem 2021

Por Giulia Gianolla Atualizado em 9 jan 2022, 18h44 - Publicado em 9 jan 2022, 17h01

A reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 tem seu primeiro dia de provas neste domingo (9). Os candidatos respondem questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e escrevem uma redação. Este ano, o tema foi “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.

++ Veja mulheres que se destacaram na Ciência e na política durante a pandemia

De acordo com Milton Costa, professor de Redação do Curso Pré-vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), o tema foi “pertinente e dentro das expectativas de abordagem do Exame Nacional.” Em comparação com o tema da aplicação regular, Invisibilidade, registro civil e o acesso à cidadania, Costa considerou este tema semelhante, ao tratar de uma situação-problema que demanda intervenções e abordar o tema da invisibilidade.

“Importante é que os candidatos foquem a reflexão às contribuições científicas na área da Saúde, muito embora possam abri-la, num primeiro momento, a contribuições científicas de toda sorte e empreendidas por brasileiras”, comenta o professor. Segundo ele, como proposta de intervenção, é interessante que o candidato não sugira apenas a publicização dos nomes ou meras homenagens palacianas – referindo-se no caso aos nomes mais proeminentes de mulheres na linha de frente da atual pandemia, como a médica Margareth Dalcomo e a pesquisadora Natalia Pasternak -, mas também no investimento financeiro maciço no caminho aberto por essas cientistas.”

* Esta reportagem está em atualização!

Continua após a publicidade

Publicidade