Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Enem: Inep antecipa entrada de estudantes

A medida visa evitar aglomerações e seguir o procedimento de vestibulares paulistas

Por Wender Starlles Atualizado em 11 jan 2021, 18h15 - Publicado em 11 jan 2021, 17h58

Em comunicado no Twitter, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou, nesta segunda-feira (11), que os portões dos locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão abertos mais cedo, às 11h30, e fechado às 13h. Os candidatos devem ficar atentos porque a determinação segue o horário de Brasília. A medida foi tomada para evitar aglomerações de pessoas na aplicação da prova impressa em 17 e 24 de janeiro.

Portões abrirão às 11h30 no Enem 2020.
Portões abrirão às 11h30 no Enem 2020. Inep/Reprodução

O órgão responsável pelo exame seguiu decisões que foram tomadas anteriormente por vestibulares realizados em São Paulo, como foi o caso da Unicamp 2021 e Fuvest. Veja a entrada da Uninove da Barra Funda (SP) neste último domingo de Fuvest

Vale lembrar que estudantes de todo o país têm feito campanhas nas redes sociais para pedir o adiamento do Enem. Inclusive, a Defensoria Pública da União também se juntou ao movimento e, na última sexta-feira (8), exigiu a remarcação das provas. Os pedidos alegam a falta de segurança que os participantes estarão submetidos nos dias da avaliação, que será realizada em meio à alta no número de casos de covid-19 no Brasil.

Em um vídeo publicado nas contas do Ministério da Educação, Alexandre Lopes, presidente do Inep, sem citar o movimento #adiaEnem afirmou que todas as ações necessárias estão sendo feitas para a realização do Enem com “tranquilidade e segurança”.

  •  

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP.

    Continua após a publicidade
    Publicidade