Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Inscrições para o Enem 2022 começam no dia 9 de maio

Inep ainda não divulgou oficialmente a data, mas quem solicitou a isenção da taxa e acessou a Página do Participante foi informado do período de inscrições

Por Karolina Monte, Luccas Diaz Atualizado em 29 abr 2022, 09h32 - Publicado em 22 abr 2022, 13h28

No dia 29 de abril, o Inep divulgou o edital do Enem 2022. As inscrições começam em 10 de maio, não no dia 9 como apareceu para estudantes isentos na Página do Participante. Confira o calendário oficial aqui

As inscrições para a edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começam no dia 9 de maio e vão até às 23h59 do dia 20 do mesmo mês. A princípio, o exame deve ser aplicado nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

A data de inscrição não foi oficialmente divulgada pelo Inep, responsável pela organização do Enem, mas quem acessou a Página do Candidato para consultar o resultado do pedido de isenção foi informado de que as inscrições acontecerão entre os dias 9 e 20 de maio.

Candidato que acessou resultado da isenção conseguiu conferir as datas do exame

Enem 2022

A edição de 2022 do exame está marcada para ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro domingo os candidatos farão as provas de Ciências Humanas (45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição), além da redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo).

No segundo domingo é a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de biologia, química e física) e Matemática (45 questões).

+ Em 2024, Enem terá questões discursivas e área escolhida pelos candidatos

Continua após a publicidade

O Enem 2022 será a penúltima edição antes da reforma da prova. O Novo Enem deve entrar em vigor a partir de 2024 e apresentará mudanças com o objetivo de se adequar às reformas no Ensino Médio.

No primeiro dia de prova, os candidatos devem responder a uma prova geral sobre todas as áreas do conhecimento estipuladas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a ideia é que a avaliação seja interdisciplinar e interpretativa. Neste mesmo dia, também será aplicada a prova de redação.

+ Novo Ensino Médio: o que motivou a mudança, como vai funcionar, desafios

As maiores mudanças, no entanto, se referem ao segundo dia de avaliação, em que serão aplicadas quatro provas diferentes divididas por áreas do conhecimento, a partir da escolha do candidato. São elas: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

+ O que são os “itinerários formativos” do novo Ensino Médio

Calendário Enem 2022

  • Pedido de isenção e justificativa de ausência: 4 a 15 de abril
  • Resultado: 22 de abril
  • Recurso do pedido de isenção: 25 a 29 de abril
  • Resultado do recurso: 6 de maio
  • Período de inscrições: 9 a 20 de maio
  • Aplicação do exame: 13 e 20 de novembro

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade