Mais de 3,3 milhões já acessaram notas do Enem
Cerca de 80 mil colaboraram com a consulta pública sobre o exame

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), até a manhã desta quinta-feira (19), 3,3 milhões de estudantes já haviam acessado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, pouco menos de 24h após a divulgação das notas. Cerca de 80 mil colaboraram com a consulta pública sobre o exame divulgada também ontem (18).
No entanto, em torno de 20 mil pessoas ainda não conseguiram acessar seus resultados devido a falha técnica. O Inep informou que a maioria das notas não disponíveis são dos estudantes que fizeram a segunda aplicação da prova, nos dias 3 e 4 de dezembro, e garantiu que a situação será normalizada em breve.
Balanço
No geral, foram 8.722 candidatos eliminados, dos quais 44,35% por não marcar o tipo de prova e não escrever a frase ou marcar mais de um tipo de prova e não escrever a frase. Na redação, apenas 77 alunos conseguiram a nota máxima, e 291.806 foram anuladas ou receberam nota zero.
Na primeira prova, foram 6.111.339 estudantes presentes, e 265.412 na segunda. Destes, 1.033.761 pediram certificação do ensino médio por meio do Enem. Outros 54.317 participantes eram privados de liberdade.
Calendário
As inscrições para o Sisu estarão abertas de 24 até 27 de janeiro. A partir desta quinta-feira (19) a consulta às bases de dados das instituições, com os cursos e vagas disponíveis, já poderá ser realizada. Estudantes poderão se inscrever para o ProUni entre 30 de janeiro a 2 de fevereiro e de 6 a 9 de fevereiro no Fies. Acesse aqui o calendário completo.
Consulta pública
A consulta pública (acesse aqui) ficará aberta até o dia 10 de fevereiro e consta de três perguntas sobre a aplicação do Enem: se deve manter o formato atual de dois dias, ou reduzir a prova para 100 questões e uma redação e aplicá-lo em apenas um dia; caso mantenha em dois dias, se deve continuar sendo aplicado no fim de semana ou passar para domingo e segunda, ou fazer em dois domingos consecutivos; e se deve ser aplicado via internet, em substituição à prova física. O formulário também permite o envio de um texto de até 300 caracteres com alguma sugestão de melhoria do exame.