Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Mais de 60% dos candidatos já acessaram locais de prova do Enem

Prova ocorre no próximo fim de semana, 5 e 6 de novembro

Por redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h44 - Publicado em 28 out 2016, 15h07

enem-2016

Até esta quinta-feira (27), mais de 60% dos 8,6 milhões de candidatos já haviam visualizado o cartão de confirmação do Enem, que contém o local de prova. No entanto, mais de 3,3 milhões de estudantes ainda não acessaram o sistema.

Os cartões foram divulgados no último dia 19. Os candidatos podem conferi-lo no site do Inep, na página do participante, e também através do aplicativo do Enem.

Para lembrar os estudantes, o Inep faz uma campanha de alerta, enviando SMS e e-mail a cada três dias para quem ainda não acessou o cartão. No dia da prova, não é obrigatória a apresentação do cartão.

Provas

No fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro, 8,6 milhões de estudantes farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os portões que darão acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, com a prova tendo início às 13h30, sempre seguindo o horário de Brasília.

Continua após a publicidade

No primeiro dia, a prova tem duração de 4h30, em que os candidatos responderão a 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O segundo dia terá 5h30 de duração, e os candidatos farão as provas de Linguagens, Matemática e Redação.

Devido ao horário de verão e aos diferentes fusos horários existentes no Brasil, é importante que os participantes do exame saibam com clareza quais serão os horários de abertura dos portões e de início das provas nos estados onde participarão do exame. Por conta disso, a abertura dos portões (e consequentemente seu fechamento e início de prova) terá quatro horários diferentes.

Ocupações

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a realização do Enem está prevista em 181 escolas ocupadas, sendo 145 delas localizadas no estado do Paraná. No total, as escolas ocupadas que também serão local de prova se distribuem em 11 estados e impactam 95.083 candidatos.

A pasta deu o prazo para os alunos desocuparem a escola de até 31 de outubro, sob pena de cancelamento do exame nestes locais. O grupo de representantes das escolas junto à assembleia reafirmou que os estudantes não sairão dos locais de prova sem garantia de atendimento das reivindicações.

Em assembleia, os estudantes do movimento Ocupa Paraná, que concentra cerca de 800 ocupações no estado, decidiram que a decisão de desocupar ou não caberá a cada escola, reiterando que não há orientação para tal. O grupo de representantes das escolas junto à assembleia reafirmou que os estudantes não sairão dos locais de prova sem garantia de atendimento das reivindicações.

Continua após a publicidade

Publicidade