Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Manual dos corretores da redação do Enem é ferramenta extra nos estudos

Pela primeira vez, Inep divulga documentos em que candidatos podem conhecer melhor as competências avaliadas e os deslizes que diminuem a nota da redação

Por Taís Ilhéu Atualizado em 21 dez 2020, 18h59 - Publicado em 27 Maio 2020, 17h06

Todos os anos, o Inep divulga nos meses que antecedem o Enem uma cartilha com orientações sobre a redação do exame, com explicações sobre as competências avaliadas, recomendações gerais e exemplos de redações que atingiram a nota máxima nos anos anteriores. O material, é claro, é de grande ajuda, mas é uma explicação voltada aos candidatos. Agora imagine se você pudesse entender como funciona a correção pelos olhos das pessoas mais exigentes nesse processo? Agora você pode!

O Inep anunciou nesta segunda (26) a liberação do acesso a todos os manuais de correção da redação voltados aos corretores e que antes ficavam restritos apenas a eles. No site do instituto é possível baixar documentos individuais para cada uma das cinco competências avaliadas, além de um específico que analisa os casos que podem zerar a redação.

Em todos eles, inclusive no último, são apresentados trechos de redações escritas nas edições passadas para exemplificar os desvios que podem ser cometidos pelos candidatos. Isso quer dizer que, agora, além dos exemplos de redação nota mil da cartilha do candidato, os estudantes que farão o Enem 2020 também terão exemplos de quais deslizes podem comprometer seus textos.

Além de tudo isso, os manuais permitem também que os candidatos tenham uma noção mais clara da complexidade envolvida na correção da redação – que não perde muito para a Teoria de Resposta ao Item, aplicada para corrigir o restante da prova. Um dos manuais explica, por exemplo, que dentro de cada competência a nota do estudante pode variar em cinco níveis, e uma redação que apresenta uma excelente estrutura sintática mas muitos desvios gramaticais pode acabar no mesmo nível que uma outra de estrutura sintática deficitária mas pouquíssimos desvios. 

Você pode ler mais sobre esse e muitos outros procedimentos de correção da redação baixando os manuais nos links abaixo:

Manual de Correção da Redação – Competência 1

Manual de Correção da Redação – Competência 2

Continua após a publicidade

Manual de Correção da Redação – Competência 3

Manual de Correção da Redação – Competência 4

Manual de Correção da Redação – Competência 5

Manual de Correção da Redação – Situações que levam à nota zero

  • Enem 2020

    Desde a última quarta-feira (20), o Enem 2020 não tem mais data definida para acontecer. Frente à pandemia do novo coronavírus, que paralisou as aulas em escolas de todo o país, o Ministério da Educação vinha sofrendo forte pressão para adiar o exame, que inicialmente ocorreria em 1º e 8 de novembro. Agora, uma nova data deve ser definida por meio de uma consulta pública no final de junho, quando os estudantes inscritos na prova optarão por um adiamento entre 30 e 60 dias do calendário original. 

    Mesmo com o adiamento da prova, as inscrições para o Enem 2020 acabam nesta quarta (27). A taxa de inscrição esse ano custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 28 de maio, exceto para aqueles que têm direito à isenção.

    Quero Bolsa | Procurando por bolsas de estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta até 75% do valor da mensalidade. Saiba mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade