Clique e assine GE Play por R$16,90

MEC lança novo Saeb, com avaliação ampliada, e anuncia o Enem seriado

Agora a avaliação será destinada também a todos os anos a partir do 2º do ensino fundamental

Por Juliana Morales - Atualizado em 6 Maio 2020, 16h37 - Publicado em 6 Maio 2020, 15h32

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) completa 30 anos e o Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira (6) uma nova versão, apresentando uma ampliação da avaliação. A ideia, segundo o MEC,  é trazer resultados com mais agilidade, informações mais precisas e por escola, para conseguir realizar intervenções pedagógicas com tempo mais curto.

O novo Saeb

O escopo atual limita-se a estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Agora a avaliação, que será anual, se destinará a todos os anos a partir do 2º do ensino fundamental. As provas serão em papel até o 4º ano do ensino fundamental e eletrônicas do 5º em diante. No futuro, as provas digitais serão adaptativas, ou seja, a cada item que o aluno fizer, o equipamento sorteará a próxima questão, baseada na resposta dada no item anterior.

Cada avaliação, portanto, será única para cada estudante. O exame realizado pelo computador permitirá ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos, assim como redução no tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados.

Além disso, traz mais uma possibilidade de acesso ao ensino superior: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado. Entenda:

Como vai funcionar o Enem seriado

O novo Saeb traz o chamado Enem seriado. Nele, as provas dos alunos do ensino médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada uma das três séries, que poderá ser utilizada para acesso ao ensino superior. Os estudantes que fizerem a prova da 1ª série em 2021 já concorrerão a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio, em 2023.

Vale ressaltar que o Enem tradicional, nas versões impressa e digital, não deixará de existir. O Enem seriado é apenas mais uma porta de entrada ao ensino superior.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

Continua após a publicidade
Publicidade