Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Primeira prova do Enem 2021 será aplicada neste domingo

Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, no horário de Brasília; mais de 3,1 milhões de candidatos estão inscritos na avaliação

Por Wender Starlles Atualizado em 21 nov 2021, 20h59 - Publicado em 21 nov 2021, 00h01

Em meio a uma crise sem precedentes no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após 37 funcionários do órgão pedirem demissão e afirmarem que o governo tentou interferir no Enem 2021, acontece neste domingo (21) o primeiro dia da prova. Na edição, ambas as versões do exame (digital e impressa) serão aplicadas no mesmo dia para cerca de 3,1 milhões de inscritos — menor número desde 2005.

No primeiro dia do exame, os candidatos respondem a 45 questões objetivas de múltipla escolha das áreas de linguagens e ciências humanas, além da redação em gênero dissertativo-argumentativo. O texto será feito à mão pelos inscritos nas duas modalidades do Enem. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

+Madonna, Mafalda e Laerte foram censuradas no Enem

Horários

Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia, no horário de Brasília, e o fechamento acontecerá às 13h. Depois os candidatos precisam aguardar mais 30 minutos dentro da sala, até 13h30, para então começar a avaliação.

A saída sem o caderno de questões é permitida após duas horas do início da prova. Somente os participantes que saírem a partir das 18h30 é que poderão levar o material. A prova termina às 19h.

Acompanhe a cobertura completa do GUIA sobre o Enem 2021: gabarito, redação, comentários dos professores e mais 

Itens obrigatórios e proibidos

Os participantes são obrigados a levar para a prova uma caneta preta fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto, além disso, devem utilizar máscara de proteção facial contra a covid-19 durante toda a permanência no local do exame. Aqueles que descumprirem a determinação serão desclassificados.

Continua após a publicidade

Para saber todos os protocolos de biossegurança adotados no Enem 2021 ou o que fazer caso você apresente sintomas de covid-19 antes ou no dia da prova, confira reportagem produzida pelo GUIA.

O Inep aconselha que os participantes levem o cartão de confirmação da inscrição para conseguirem encontrar facilmente algumas informações, como número da sala e endereço do local de prova. Além disso, é recomendado também levar álcool em gel.

Antes de entrar na sala, os candidatos precisam colocar no envelope porta-objetos os itens proibidos de serem utilizados durante o Enem, como óculos escuros, bonés, livros, relógios, fones de ouvido, calculadoras, celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Quem descumprir essa regra será eliminado.

Porém, atenção, é importante guardar os objetos eletrônicos desligados. Caso algum deles emita som durante a prova, mesmo que esteja dentro do saco lacrado, o candidato pode ser desclassificado.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade