Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem 2021: conheça os protocolos de segurança da covid-19

O uso de máscara é obrigatório e locais de prova precisam garantir distanciamento. Saiba outras medidas e o que fazer se tiver sintomas de covid-19

Por Juliana Morales 18 nov 2021, 20h29

Em relação a 2020, os números da covid-19 diminuíram no Brasil. Mas a pandemia ainda não acabou e precisamos continuar com os cuidados, inclusive em dia de vestibular, certo? Por isso, separamos os protocolos de biossegurança que serão adotados no Enem 2021. Confira e se cuide!

Máscara no rosto

É obrigatório o uso de máscara desde a entrada até a saída do local de provas. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca.

Leve máscaras reservas. Quando for retirar o acessório sempre segure pelos elásticos e lembre-se de higienizar na hora de fazer a troca. Ao descartar a máscara, coloque-a em um saco ou jogue numa lixeira.

Nesta reportagem aqui, conversamos com o infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ivan França, para entender qual é o melhor modelo de máscara para fazer o vestibular e dicas para aliviar o incômodo durante as horas de prova.  

* O uso da máscara é obrigatório exceto para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020.

Higienização da mãos

É recomendável que o estudante leve o próprio álcool em gel, que também será vistoriado visualmente pelo chefe de sala e não pode ser compartilhado com outros candidatos. Mas, segundo o Inep, todas as salas de aplicação terão  álcool em gel para uso dos participantes e da equipe de aplicação.

Continua após a publicidade

Se achar mais seguro, é permitido usar luvas, transparentes ou semitransparentes, durante a realização das provas. Elas serão vistoriadas por fiscais no dia do exame.

Sem atraso e aglomeração

Compareça ao local de aplicação com antecedência de uma hora para facilitar sua entrada e evitar aglomerações. Os portões estão abertos a partir das 12h até às 13h.

Sintomas antes ou no dia da prova

Caso apresente sintomas equivalentes à covid-19 na semana que antecede a aplicação do exame ou em sua véspera, o estudante não deve comparecer no local de prova. Entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro, quem faltou por esse motivo deve solicitar a reaplicação na Página do Participante. Nela o candidato anexará uma documentação que comprove a sua condição de saúde. O Inep irá analisar para oportunizar a reaplicação.

Para saber mais detalhes de como pedir reaplicação, em casos de doença, confira aqui.

Bebida e comida liberada durante o exame

É permitido que o estudante tire a máscara para se alimentar e se hidratar. Recomenda-se que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo, não precisa ser em material transparente.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade