Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Reaplicação do Enem: horários, o que levar e o que não levar no domingo

A segunda aplicação do exame ocorre nos dias 9 e 16 de janeiro

Por Giulia Gianolla Atualizado em 16 jan 2022, 00h27 - Publicado em 16 jan 2022, 00h09

A reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ocorre nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A prova não será a mesma aplicada nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, mas o padrão do exame se mantém: 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e uma redação no primeiro dia. O segundo dia, neste domingo (16), é composto de 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Podem realizar a prova neste domingo aqueles que deixaram de fazer o exame por motivo de doença infectocontagiosa ou por um problema de logística ou de infraestrutura nos dias da aplicação regular do exame, e que tenham pedido a reaplicação na Página do Participante dentro do período estipulado. Participam também candidatos que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020 e Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Horários

Assim como na aplicação regular, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia, no horário de Brasília, e o fechamento acontecerá às 13h. Depois os candidatos precisam aguardar mais 30 minutos dentro da sala, até 13h30, para então começar a avaliação.

A saída sem o caderno de questões é permitida após duas horas do início da prova. Somente os participantes que saírem a partir das 18h30 é que poderão levar o material. A prova termina às 19h.

O que levar?

Os participantes devem levar para a prova uma caneta preta fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto e devem utilizar máscara de proteção facial contra a covid-19 durante toda a permanência no local do exame. Aqueles que descumprirem a determinação serão desclassificados. Para saber todos os protocolos de biossegurança adotados no Enem 2021, confira a reportagem completa produzida pelo GUIA.

Continua após a publicidade

O Inep aconselha que os participantes levem o cartão de confirmação da inscrição para encontrar facilmente algumas informações, como número da sala e endereço do local de prova. Além disso, é recomendado também levar álcool em gel.

Antes de entrar na sala, os candidatos precisam colocar no envelope porta-objetos os itens proibidos de serem utilizados durante o Enem, como óculos escuros, bonés, livros, relógios, fones de ouvido, calculadoras, celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Quem descumprir essa regra será eliminado.

Vale lembrar que é importante guardar os objetos eletrônicos desligados. Caso algum deles emita som durante a prova, mesmo que esteja dentro do saco lacrado, o candidato pode ser desclassificado.

Para conferir as instruções completas do Inep para casos específicos na segunda aplicação da prova, confira o site oficial.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Continua após a publicidade

Publicidade