Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Sisu 2021: estudantes já podem consultar vagas do 1° semestre

As inscrições para o primeiro processo seletivo do programa serão abertas dia 6 de abril

Por Juliana Morales Atualizado em 7 abr 2021, 16h02 - Publicado em 5 mar 2021, 20h27

O Ministério da Educação liberou nesta sexta-feira (5) a consulta de vagas do Sisu 2021/1. No site do programa, é possível pesquisar pelo nome do curso, da instituição ou pelos municípios.

As inscrições para o primeiro processo seletivo do Sisu de 2021 acontecerão entre 6 e 9 de abril, uma semana depois da divulgação da nota do Enem 2020, prevista 29 de março. O resultado da chamada da primeira edição do Sisu deve ser publicado no dia 13 de abril. Para participar do Sisu, o candidato não pode ter se inscrito como treineiro no Enem 2020 nem ter zerado a nota da redação.

O candidato poderá escolher duas opções de curso em qualquer uma das instituições, e é possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições. Fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições.

Como funciona a nota de corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Além disso, o candidato também pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Ela é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção, sendo apenas uma referência. Somente ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados.

Pesos diferentes

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente, para determinada prova do Enem de 2020, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, e uma nova nota é gerada.

Continua após a publicidade
  • Mais datas importantes

    6 a 9 de abril: Período de inscrições

    13 de abril: Resultado da chamada regular

    13 a 19 de abril: Prazo para participar da lista de espera

    15 a 19 de abril: Matrícula da chamada regular

    A partir de 23 de abril: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

    Quero Bolsa | Procurando por Bolsas de Estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades. Saiba mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade