Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Fies, Sisu e Prouni: entenda as mudanças de seleção deste ano

Diante do resultado do Enem divulgado só no final de março, os programas terão novidades em relação às notas para seleção

Por Juliana Morales Atualizado em 22 dez 2020, 13h22 - Publicado em 14 dez 2020, 15h55

Ao longo desse ano, o contexto complicado da pandemia forçou adiamentos e diversas mudanças nos cronogramas dos vestibulares e programas de acesso à universidade. Na semana passada, o MEC falou sobre a abertura das inscrições para o Fies e Prouni do primeiro semestre em janeiro. As datas estão sendo alvos de crítica já que são incompatíveis com o uso do resultado do Enem 2020, que só será divulgado no dia 29 de março.

Além da indignação, muitos estudantes estão com dúvidas em relação a todas as datas e funcionamento das seleções. Para ajudar, o GUIA esclarece como vai funcionar esses dois programas, e o Sisu também, nesse ano atípico, de acordo com as informações divulgadas até o momento.

Prouni

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021, que oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% em faculdades particulares, acontecerão entre os dias 12 e 15 de janeiro do ano que vem. Como a nota do Enem só sai no fim de março, as notas usadas no processo seletivo serão as do exame de 2019.

Continua após a publicidade

Lembrando que para participar do programa de bolsas é necessário ter obtido nota maior que zero na redação e a média aritmética das provas deve ser superior a 450 pontos. Outro critério é que o candidato tenha estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas, ou em escolas privadas com bolsa integral. A exceção é para pessoas portadoras de deficiência ou professores da rede pública de ensino em exercício.

  • Fies

    Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o candidato que participou do Enem a partir da edição de 2010, como já aconteceu nos anos anteriores, e que tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 e nota superior. A única diferença é que não será possível usar a pontuação da edição de 2020, no primeiro semestre, já que o resultado ainda não estará disponível. Mas no segundo semestre, se o estudante quiser, já poderá usar a nota da última prova.

    As inscrições do Fies estão previstas para os dias 26 a 29 de janeiro. E a primeira chamada deve sair dia 2 de fevereiro de 2021.

    Sisu

    No caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o MEC divulgou na última sexta-feira (11) que será aberto em abril de 2021 para que seja usada a nota do Enem 2020.

    Por meio dele, instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Para participar da seleção, os candidatos precisam prestar o exame e não zerar na prova de redação.

    Mais informações

    No dia 15 de dezembro o MEC divulgará no Diário Oficial da União o edital com o cronograma completo do processo seletivo do Prouni para o primeiro semestre de 2021. Já o edital com todas as regras para o Fies será publicado em 18 de dezembro.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade