O Ministério da Educação liberou nesta sexta-feira (5) a consulta de vagas do Sisu 2021/1. No site do programa, é possível pesquisar pelo nome do curso, da instituição ou pelos municípios.
As inscrições para o primeiro processo seletivo do Sisu de 2021 acontecerão entre 6 e 9 de abril, uma semana depois da divulgação da nota do Enem 2020, prevista 29 de março. O resultado da chamada da primeira edição do Sisu deve ser publicado no dia 13 de abril. Para participar do Sisu, o candidato não pode ter se inscrito como treineiro no Enem 2020 nem ter zerado a nota da redação.
O candidato poderá escolher duas opções de curso em qualquer uma das instituições, e é possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições. Fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições.
Como funciona a nota de corte
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Além disso, o candidato também pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Ela é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção, sendo apenas uma referência. Somente ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados.
Pesos diferentes
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente, para determinada prova do Enem de 2020, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, e uma nova nota é gerada.
Mais datas importantes
6 a 9 de abril: Período de inscrições
13 de abril: Resultado da chamada regular
13 a 19 de abril: Prazo para participar da lista de espera
15 a 19 de abril: Matrícula da chamada regular
A partir de 23 de abril: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições