Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Rosa Parks, Jobs, Frida, Lennon: 11 filmes de personalidades inspiradoras

Seja na música, no esporte, na moda, na ciência ou na política, estas figuras fizeram história em suas áreas

Por Julia Di Spagna
Atualizado em 2 dez 2020, 11h32 - Publicado em 26 jun 2020, 16h04
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Diversas personalidades têm suas vidas atreladas a movimentos revolucionários, momentos decisivos para a humanidade, novas tendências e acontecimentos políticos. Seja para ter mais repertório na hora de redação, entender melhor fatos históricos ou mesmo para buscar uma inspiração para a vida, conhecer melhor a trajetória delas é extremamente útil e enriquecedor.

Por isso, separamos 11 filmes que exploram os altos e baixos de figuras que deixaram sua marca na história. Confira:

Steve Jobs (2015)

steve jobs
Steve Jobs (2015) (Divulgação/Divulgação)

O cofundador da Apple, uma das empresas mais lucrativas do mundo, revolucionou a maneira como nos relacionamos com a tecnologia e trouxe uma série de inovações para indústrias diversas. O filme, protagonizado por Michael Fassbender, foca em grandes momentos de sua vida, como o lançamento do Macintosh, em 1984, e do iPod em 2001.

Disponível no YouTube.

Malcolm X (1992)

malcolm x
(Divulgação/Divulgação)

Dirigido por Spike Lee e protagonizado por Denzel Washington, o filme conta a história do líder Malcolm X, que lutou pelos direitos civis dos negros, nos Estados Unidos. Seu pai foi assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe, internada por insanidade. Aos 20 anos, foi preso e se converteu ao islamismo. O ativista considerava o uso de violência um recurso legítimo de autoproteção. A obra aborda toda sua trajetória desde a infância até seu assassinato em 1965, aos 39 anos.

Disponível no NOW.

Continua após a publicidade

Frida (2002)

frida
(Divulgação/Divulgação)

Considerada uma das artistas mais importantes da história do México, Frida Kahlo (Salma Hayek) teve uma trajetória singular repleta de altos e baixos. Além de mostrar sua carreira e as dificuldades que enfrentou devido à paralisia infantil e a um grave acidente aos 18 anos, a obra explora o casamento aberto que Frida teve com o pintor Diego Rivera e seu caso extraconjugal com o  líder bolchevique Leon Trótski.  

Disponível no YouTube.

Coco Antes de Chanel (2009)

chanel
(Divulgação/Divulgação)

A obra explora a vida pessoal e a construção da carreira da estilista francesa Gabrielle Chanel (Audrey Tautou). Ela revolucionou o mundo da moda e rompeu um grande paradigma ao usar roupas até então considerada masculinas. Chanel criou um império renomado até hoje e foi considerada uma das cem pessoas mais importantes da história do século 20 pela revista Time

Disponível no Globoplay.

Mandela: Longo Caminho para a Liberdade (2013)

mandela
(Divulgação/Divulgação)

O filme é inspirado na autobiografia de Nelson Mandela (Idris Elba). Em 10 de maio de 1994, ele assumiu a presidência da África do Sul e colocou fim aos quase 50 anos de apartheid, regime que defendia a segregação racial no país. Antes disso, havia passado 27 anos da prisão por lutar contra o racismo. Em 1993, Mandela ganhou o Nobel da Paz.

Continua após a publicidade

Disponível no Google Play.

Ali (2001)

ali
(Divulgação/Divulgação)

Considerado o maior lutador da história, Muhammad Ali foi tricampeão dos pesos pesados e um grande ativista. Além de ser um símbolo contra o preconceito contra negros, Ali recusou-se a lutar na Guerra do Vietnã após ser convocado. Isso desencadeou uma série de consequências para o pugilista, incluindo a perda do cinturão e ameaças de prisão, mas ele manteve seu posicionamento.

Will Smith assumiu a responsabilidade de interpretá-lo no cinema. O filme vai além de sua vida nos ringues e aborda sua conversão ao islamismo, a amizade com Malcolm X e uma das disputas mais famosas de sua carreira. 

A Teoria de Tudo (2014)

hawking
(Divulgação/Divulgação)

O longa é baseado na biografia do cientista britânico Stephen Hawking (Eddie Redmayne). Considerada uma das mentes mais brilhantes do mundo, ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), aos 21 anos. A doença paralisou os músculos do seu corpo, mas não comprometeu suas funções cerebrais. Ele é responsável por uma série de descobertas no ramo da astrofísica. O filme também apresenta seu romance com Jane Wide, interpretada por Felicity Jones, com quem o cientista foi casado por quase 30 anos.

Disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

O Garoto de Liverpool (2009)

Rosa Parks, Jobs, Frida, Lennon: 11 filmes de personalidades inspiradoras
(Divulgação/Divulgação)

O Garoto de Liverpool mostra a juventude de John Lennon (Aaron Taylor-Johnson), passando pela época em que se aproximou do rock n’ roll, formou sua primeira banda (The Quarrymen) e conheceu Paul McCartney. Embora todo esse lado da sua vida seja apresentado no filme, o maior foco está em sua relação com duas figuras: sua mãe, que o abandonou ainda criança, e sua tia, que o criou. Além da música, a trajetória de Lennon se ligaria posteriormente a um forte ativismo.

Disponível no Looke.

A História de Rosa Parks (2002)

Rosa Parks
(Divulgação/Divulgação)

Em 1955, Rosa Parks (Angela Bassett), ativista negra pelos direitos civis, foi presa por se recusar a ceder seu lugar a um homem branco em um ônibus em Montgomery, no Alabama (EUA). Na época, com a segregação racial institucionalizada, os passageiros negros eram obrigados a ocupar apenas os últimos assentos nos ônibus e, se preciso, dar seus lugares a passageiros brancos. Sua atitude se tornou um marco na luta pela defesa dos direitos civis do negros.

Getúlio (2014)

getúlio
(Divulgação/Divulgação)

Getúlio Vargas (Tony Ramos) assumiu a presidência do Brasil em 1930 e conduziu o país durante um período caracterizado pelo desenvolvimento industrial e pela ampliação dos direitos trabalhistas. Seu governo, que durou até 1945, foi marcado ainda pelo período ditatorial do Estado Novo, período de forte autoritarismo.

A obra foca nos seus últimos dias de vida, enquanto o político estava envolvido em uma grande crise política após o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, até seu suicídio em 1954.

Continua após a publicidade

Disponível na Netflix.

A Dama de Ferro (2011)

thatcher
(Divulgação/Divulgação)

Em uma atuação impecável de Meryl Streep, e que lhe rendeu mais um Oscar de Melhor Atriz, neste filme conhecemos a fundo a história de Margaret Thatcher. A política assumiu o cargo de primeira-ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990. Ela enfrentou uma série de dificuldades por se destacar em um meio dominado por homens na época e adotou medidas impopulares em prol da recuperação do país, o que dividiu opiniões sobre seu legado.

Um dos maiores marcos de sua trajetória foi estar no poder durante a Guerra das Malvinas, quando a Argentina reivindicava a soberania do arquipélago, que é posse britânica.

Gandhi (1982)

gandhi
(Netflix/Divulgação)

O advogado Mohandas Gandhi (Ben Kingsley) fez história ao se impor contra o domínio britânico na Índia. Ele defendia manifestações pacíficas e ficou conhecido internacionalmente por seus ideais e sua maneira de resistir às injustiças ao seu redor.

O filme que conta a história do ativista foi indicado a 11 categorias no Oscar e levou 8 estatuetas, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Disponível na Netflix.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

Publicidade

Rosa Parks, Jobs, Frida, Lennon: 11 filmes de personalidades inspiradoras
Estudo
Rosa Parks, Jobs, Frida, Lennon: 11 filmes de personalidades inspiradoras
Seja na música, no esporte, na moda, na ciência ou na política, estas figuras fizeram história em suas áreas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.