logo-ge

14 museus para conhecer sem sair de casa durante a quarentena

Aproveite esse período de reclusão por causa do coronavírus para fazer visitas virtuais a museus do Brasil e do mundo

Diversas atividades estão se adaptando durante essa quarentena para diminuir o contágio do coronavírus. O universo cultural não ficou de fora. Diversos museus pelo mundo inteiro disponibilizaram visitas virtuais para você mergulhar em seus acervos sem sair de casa. Que tal aproveitar o isolamento social para conhecer alguns que separamos na lista abaixo? Confira:

Pinacoteca de Brera (Itália)

A Pinacoteca de Brera fica em Milão, na Itália, e tem uma das melhores coleções de arte do mundo. Você pode conferir todo seu acervo pelo site e explorar os corredores do espaço.

Museus do Vaticano

Além de fazer visitas virtuais pelos museus na Cidade do Vaticano, na Itália, você pode acessar galerias e informações sobre as obras de arte e esculturas colecionadas há séculos.

Galeria Uffizi (Itália)

A Galeria Uffizi, em Florença, na Itália, é um dos principais museus de arte do mundo. Focada em esculturas produzidas entre os séculos 12 e 17, ela tem obras de grandes nomes, como Leonardo da Vinci, Caravaggio, Botticelli, Michelangelo e Rafael. 

Também é possível explorar as principais galerias e os corredores do museu, que é dividido em várias salas organizadas por escolas e estilos em ordem cronológica, pelo Google Arts & Culture.

Museu Arqueológico de Atenas (Grécia)

No site oficial, você pode conferir parte da coleção do museu, composta por artefatos e obras de arte da civilização grega.

Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS)

O MIS disponibiliza em seu site informações sobre os itens presentes nos acervos museológico e bibliográfico do museu. Além disso, em alguns casos, você consegue ter acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo.

Museu do Louvre (França)

Um dos museus mais conhecidos do mundo, o Louvre, localizado em Paris, na França, disponibiliza visitas virtuais em suas salas e galerias. Boa oportunidade para ver Mona Lisa sem muvuca.

Museu Metropolitano de Nova York (EUA)

O Metropolitan Museum of Art, conhecido como “Met”, é um dos mais famosos de Nova York, nos Estados Unidos, e possibilita, em seu site oficial, uma visão de 360° dos principais locais do museu. Também é possível visualizar fotos e descrições de diversas obras.

Museu Casa de Portinari (São Paulo)

Que tal fazer uma visita ao museu localizado no edifício que foi a residência de Candido Portinari em Brodowski, São Paulo? O acervo reúne uma série de elementos ligados à vida e à obra do pintor, desde objetos pessoais até pinturas murais em afresco.

Pinacoteca de São Paulo

Com a hashtag #pinadecasa, a Pinacoteca de São Paulo posta diariamente em suas redes sociais uma publicação sobre alguma obra ou exposição. E, no site oficial, além de explorar seu acervo, você poderá passear pelo próprio espaço do museu em uma experiência imersiva com imagens panorâmicas e o uso de realidade virtual. Tudo isso com uma série de informações sobre as obras com notas e vídeos.

Também é possível conferir as principais salas da Pinacoteca e uma parte do acervo com visão 360° por meio do Google Arts & Culture

Instituto de Arte de Chicago (EUA)

O Art Institute of Chicago, em Illinois (Estados Unidos), se destaca pela sua coleção de obras do impressionismo. Pelo portal oficial do museu, você pode explorar a galeria de quadros, realizar uma visita virtual e fazer atividades interativas com peças específicas.

Museu d’Orsay (França)

Localizado em Paris, na França, este museu reúne obras da Europa e dos Estados Unidos produzidas durante os séculos 18 e 19. É possível visitar virtualmente suas principais salas e conhecer seu acervo digital. É fã do impressionismo? Então este é o seu museu.

Ohara Museum of Art (Japão)

Conhecido por ter sido a primeira galeria de arte ocidental feita no Japão, o Museu de Arte Ohara, localizado em Kurashiki, em um primeiro momento focava em obras francesas, mas hoje reúne obras de diversos países. Além de acessar a galeria, você consegue ter uma visão ampla dos corredores do museu sem sair de casa.

Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea (Coreia do Sul)

Localizado na Coreia do Sul, o museu possui quatro prédios nas cidades de Gwacheon, Deoksugung, Seul e Cheongju. No site oficial, você confere um grande acervo de arte moderna produzida nacionalmente, galerias e as principais exibições do museu.

Yad Vashem – Museu do Holocausto (Israel)

O Yad Vashem reúne uma série de fotografias, obras e objetos da Segunda Guerra Mundial. Localizado em Israel, o museu é ideal para quem quer conhecer um pouco mais sobre a vida das pessoas que viviam no país durante o Holocausto.

É possível realizar visitas virtuais no museu tanto pelo seu site oficial, quanto pelo Google Arts & Culture.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.