Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

4 documentários sobre a ditadura militar brasileira

As obras ajudam a entender a repressão e a violência que marcaram esse período da história nacional

Por Julia Di Spagna Atualizado em 31 mar 2021, 16h49 - Publicado em 1 abr 2020, 16h33

Em 1964, o Brasil encarou um golpe de Estado que derrubou o presidente João Goulart e instaurou uma ditadura no país. O regime autoritário militar teve censura, exílio, repressão policial, tortura, mortes e “desaparecimentos” em todo o território nacional.

Saber como ocorreu o começo, o meio e o fim desse período é fundamental para entender e analisar criticamente a nossa história. Por isso, separamos quatro documentários que mostram como funcionou a ditadura no país. Confira:

O Dia que Durou 21 anos 

O Dia Que Durou 21 Anos
Divulgação/Divulgação

Nesse documentário de 2012, o destaque vai para a influência e o envolvimento do governo americano no golpe que derrubaria João Gourlart e daria início à ditadura no Brasil. A obra conta com textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos e imagens inéditas.

Disponível aqui.

  • Verdade 12.528

    Verdade 12.528
    Divulgação/Divulgação

    O nome do documentário se refere à lei que criou a Comissão Nacional da Verdade em 2011.  A obra explica como funciona e qual a importância da Comissão para apurar as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 (período entre as duas últimas constituições democráticas brasileiras). 

    Além disso, a obra também apresenta depoimentos dos parentes de mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar. 

    Continua após a publicidade

    Disponível aqui.

    Memórias da Ditadura Militar no Brasil

    Memórias da Ditadura Militar no Brasil conta com uma série de depoimentos que reúnem fatos marcantes do período. A ideia da produção foi tentar mostrar como estava a situação do Brasil antes e depois do golpe.

    Disponível aqui.

    Damas da Liberdade 

    Cena do documentário "Damas da liberdade"
    Reprodução/Reprodução

    O documentário Damas da Liberdade apresenta narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia. O filme retoma o debate sobre o período a partir da repressão e do medo vividos por muitos na época.

    Disponível aqui.

    Quero Bolsa | Procurando por Bolsas de Estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades. Saiba mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade