logo-ge

4 documentários sobre a ditadura militar brasileira

As obras ajudam a entender a repressão e a violência que marcaram esse período da história nacional

Em 1964, o Brasil encarou um golpe de Estado que derrubou o presidente João Goulart e instaurou uma ditadura no país. O regime autoritário militar teve censura, exílio, repressão policial, tortura, mortes e “desaparecimentos” em todo o território nacional.

Saber como ocorreu o começo, o meio e o fim desse período é fundamental para entender e analisar criticamente a nossa história. Por isso, separamos quatro documentários que mostram como funcionou a ditadura no país. Confira:

O Dia que Durou 21 anos 

 (Divulgação/Divulgação)

Nesse documentário de 2012, o destaque vai para a influência e o envolvimento do governo americano no golpe que derrubaria João Gourlart e daria início à ditadura no Brasil. A obra conta com textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos e imagens inéditas.

Disponível aqui.

Verdade 12.528

 (Divulgação/Divulgação)

O nome do documentário se refere à lei que criou a Comissão Nacional da Verdade em 2011.  A obra explica como funciona e qual a importância da Comissão para apurar as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 (período entre as duas últimas constituições democráticas brasileiras). 

Além disso, a obra também apresenta depoimentos dos parentes de mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar. 

Disponível aqui.

Memórias da Ditadura Militar no Brasil

Memórias da Ditadura Militar no Brasil conta com uma série de depoimentos que reúnem fatos marcantes do período. A ideia da produção foi tentar mostrar como estava a situação do Brasil antes e depois do golpe.

Disponível aqui.

Damas da Liberdade 

 (Reprodução/Reprodução)

O documentário Damas da Liberdade apresenta narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia. O filme retoma o debate sobre o período a partir da repressão e do medo vividos por muitos na época.

Disponível aqui.