logo-ge

Como cai na prova: Ditaduras latino-americanas

O GE mostra qual a melhor forma de estudar o conteúdo que é bastante cobrado no Enem e outros processos seletivos

No século XX, os governos ditatoriais se alastraram por toda a América Latina. Além da ditadura brasileira, que conhecemos e estudamos mais a fundo na escola, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai também passaram por momentos de restrição de liberdades individuais. O importante tema pode aparecer na prova do Enem – por isso, é bom ficar atento às características semelhantes entre elas.

De acordo com o professor de História do colégio Emece, Fernando Rosario de Sousa, é essencial entender o contexto em que essas ditaduras ocorreram para prever como elas podem aparecer nas questões do exame. “Elas surgiram no cenário da Guerra Fria em que os Estados Unidos temiam que a influência dos ideais da Revolução Cubana se alastrasse pelo continente”, explica.

As questões podem tratar, especialmente, do apoio político e financeiro dado pelos Estados Unidos a governos que se mostrassem alinhados às ideias capitalistas como forma de evitar a influência soviética nos países. Por isso, as estratégias articuladas pelos EUA para conter um possível avanço do socialismo na América Latina são temas recorrentes de perguntas do Enem.

Enem 2010. Veja o gabarito no final da página.

Enem 2010. Veja o gabarito no final da página. (Enem/Reprodução)

“A Doutrina Truman, com oferta do serviço de inteligência para combater oposicionistas locais, a criação da Aliança para o Progresso, que fornecia empréstimos aos governos apoiadores do capitalismo, e a Operação Condor são assuntos que podem aparecer e devem ser estudados pelo candidato que deseja se dar bem na prova”, reforça Fernando.

Na Operação Condor, em 1975, foi estabelecida uma conexão entre diversos governos de exceção na América Latina para realizarem um combate integrado aos adversários políticos dos grupos no poder. Forças de segurança de Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai se uniram para articular a violenta repressão e trocar informação sobre os oposicionistas e a resistência armada.

 (Enem/Reprodução)

Outros vestibulares

Enquanto o Enem foca em temas que trabalham mais o contexto de toda a América Latina durante as ditaduras, nos vestibulares mais tradicionais é comum encontrar questões que exijam que o candidato sabia as semelhanças e as diferenças entre a articulação dos governos ditatoriais em cada país.

 

Gabarito

Enem 2010 – E

Enem 2016 – D