5 chás que dão uma turbinada no cérebro na hora de estudar
Para ter energia de verdade, não ansiedade disfarçada de ânimo, conheça estes cinco chás naturais que vão mudar sua rotina de aprendizado

Se o seu primeiro impulso na hora de começar a estudar é pegar um copo de café: pare! Chegou a hora de trocar a cafeína por um chá estimulante e saudável. Apesar de também estimular a atividade cerebral, a cafeína em excesso pode aumentar a ansiedade, a sensação de nervosismo e até gerar compulsão alimentar.
A nutricionista Ramiele Calmon, em entrevista a CNN, explica que isso acontece porque a cafeína libera adrenalina, que sinaliza ao corpo que precisamos de energia. Na hora de estudar, você não quer deixar seu corpo pronto para fugir de um tigre, e sim a mente clara para absorver todo o conteúdo.
Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE listou abaixo 5 chás que vão ajudar na sua concentração sem os efeitos colaterais do café! Confira.
+ Café: saiba como a bebida age no cérebro e influencia nos estudos
1. Chá verde

O chá verde é feito da planta Camellia sinensis, que possui compostos com propriedades antioxidantes, o que ajuda a melhorar o funcionamento cerebral, aumentando a interação entre diferentes áreas no cérebro, resultando em uma melhor capacidade de memória e atenção.
Isso é importante porque um desequilíbrio entre antioxidantes e espécies reativas de oxigênio resulta em estresse oxidativo, levando a danos nas células.
Análises apontam que as catequinas, presentes no chá verde, ajudam a proteger a mente contra doenças resultantes do estresse, contribuindo com vitaminas antioxidantes (como as vitaminas C e E) e enzimas (como a superóxido dismutase e a catalase).
+ 3 passos para fixar na memória tudo que você estuda
2. Chá de ginseng

O chá de ginseng, preparado com a planta medicinal Panax ginseng, é utilizado há milhares de anos pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida.
Isso ocorre porque ele é rico em compostos com ação antioxidante que protegem os neurônios dos danos causados pelos radicais livres, que vêm da baixa oxigenação do cérebro em momentos de estresse.
Estudos em laboratório já avaliaram que o ginseng consegue “sequestrar” estes radicais, como analisado nessa tese de mestrado de Ana Verina Faria Fernandes. Isso ocorre porque o ginseng aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, melhorando o transporte de oxigênio para as células.
+ Conheça a ‘proteína da criatividade’ liberada durante a atividade física
3. Chá de açafrão

O chá de açafrão (ou curcuma) possui propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres, que vêm da baixa oxigenação do cérebro em momentos de estresse, nos neurônios.
Além disso, ele é antiviral, antibactericida, antifúngico, anticarcinogênico e aumenta os níveis de acetilcolina, um neurotransmissor importante para a memória. Tá bom para você?
De acordo com estudos recentes, a importância da curcuma para a saúde aumentou consideravelmente após a identificação de fenólicos em sua composição. Eles inibem a produção de espécies reativas de oxigênio, protegendo o organismo de danos causados pelo estresse.
+ Como o ‘hormônio da felicidade’ pode te ajudar a aprender melhor
4. Chá de alecrim

O chá de alecrim, preparado com a planta medicinal Rosmarinus officinalis, é rico em substâncias com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras que ajudam a melhorar a memória, aumentar a concentração, a agilidade no pensamento e a capacidade de aprendizado.
Segundo esse outro estudo, o aroma do alecrim melhorou o desempenho dos alunos em provas, aumentando a atividade de eliminação de radicais livres e diminuindo os níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”.
+ Por que perder a concentração às vezes ajuda a aprender
5. Chá de Ginkgo biloba

Por fim, o chá de Ginkgo biloba tem origem no leste asiático e é rico em propriedades com ação antioxidante e vasodilatadora, componentes que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro, reduzir a viscosidade sanguínea e diminuir os danos causados pela baixa oxigenação do cérebro em momentos de estresse.
De acordo com análises científicas, o chá de Ginkgo biloba previne a disfunção do sistema nervoso causado por agentes tóxicos que se acumulam no cérebro, responsáveis pela doença de Alzheimer.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.