logo-ge

5 fatores para avaliar na hora de escolher uma faculdade

Mesmo já sabendo qual é o curso dos seus sonhos, a instituição na qual você irá cursá-lo tem um grande impacto na sua formação

Por mais decidido que você esteja em relação ao seu curso e à sua carreira, existe mais uma decisão que deve ser tomada e que impactará na sua formação: a faculdade. É nesse espaço que você passará boa parte dos seus próximos anos, então a escolha deve ser bem pensada e deve levar em conta algumas questões que farão diferença no seu futuro profissional.

Lembre-se sempre que existe uma série de faculdades de qualidade pelo Brasil e que a maior parte do seu sucesso após se formar terá origem no seu esforço e sua dedicação, mais do que apenas no status de uma instituição. 

Conversamos com Edmilson Motta, coordenador Geral do Grupo Etapa, que elencou cinco fatores essenciais na hora de decidir em qual faculdade você irá estudar. Confira:

Qualidade acadêmica

Pesquise o histórico da faculdade em termos acadêmicos, a classificação no Enade e nos rankings de instituições de Ensino Superior e converse com ex-alunos. Esses dados são importantes para você saber se terá uma formação sólida em termos acadêmicos.

Apoio ao aluno

Confirme se a faculdade conta com um setor de apoio ao aluno que dará suporte durante a graduação para que você usufrua todos os recursos oferecidos pela instituição. Também é importante que a faculdade ofereça orientação para os estudantes começarem a carreira.

Infraestrutura

Apesar de algumas carreiras demandarem laboratórios e outras não, é imprescindível verificar qual a infraestrutura oferecida pela faculdade e se ela é compatível com as necessidades do seu curso.

Reputação no mercado de trabalho

O ideal é que a instituição de Ensino Superior escolhida seja reconhecida no meio acadêmico e perante o mercado de trabalho. Se a faculdade desejada preencher esses dois quesitos, há grandes chances de você sair na frente na disputa por uma vaga de emprego.

Logística

A localização da faculdade, o custo de vida, caso você precise mudar de cidade, e o valor da mensalidade, se ela for particular, são aspectos que também precisam ser considerados na hora de escolher uma instituição de Ensino Superior. Se não considerar esses fatores você pode ter problemas de adaptação ou de orçamento, correndo o risco de abandonar o curso, ainda que seja a graduação dos seus sonhos.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.