Clique e assine GE Play por R$16,90

Entrei na faculdade. Quando devo começar a procurar estágio?

Especialistas apontam vantagens e desvantagens para quem já começou a se preocupar com essa questão

Por Redação - 8 abr 2020, 17h12

Embora entrar na faculdade tenha sido um desafio e tanto, a partir desse momento você precisará encarar uma série de questões difíceis que interferem direta ou indiretamente no futuro da sua carreira. Um dilema que afeta muitos estudantes logo no início da faculdade é se existe uma hora certa para procurar estágio.

Mas para início de conversa, é importante ter em mente que o peso de um estágio no currículo varia muito dependendo da carreira escolhida e do tempo de estudo. “Estágio em áreas de Direito, Economia e Contabilidade têm um peso muito maior do que para áreas como História, Física ou Matemática”, afirma Heitor Ribeiro, professor e coordenador do Anglo Vestibulares. 

Ele e Adriano Guimarães, CEO do Prova Fácil, plataforma de gestão de avaliações e especialista em educação, levantaram algumas vantagens e desvantagens de iniciar o estágio logo no início da graduação para te ajudar a decidir qual a melhor opção para você. Confira abaixo:

Vantagens

A primeira é bem simples: conseguir logo no início da sua carreira uma rede de contatos. “Ele pode conhecer bons profissionais e ter experiências enriquecedoras e, quando estiver pronto para entrar no mercado de trabalho, tem a possibilidade de acionar essa rede para ter uma maior facilidade de conseguir um emprego”, diz Heitor.

Outro ponto é a experiência, que acaba sendo um dos grandes diferenciais. Quando o universitário termina a faculdade e vai fazer um processo seletivo, vai concorrer muitas vezes com pessoas que estudaram na mesma instituição que ele. Segundo o coordenador, se ele tiver estágios e experiências melhores, pode conseguir se destacar por conta dos lugares que frequentou e dos trabalhos que já desenvolveu. 

“Muitas reclamações do mercado de trabalho estão ligadas ao estudante sair da faculdade com pouca experiência e conhecimento sobre como, de fato, atuar na sua área. O conhecimento prático do assunto é tão fundamental quanto o teórico. E quando o universitário inicia o estágio desde o primeiro período, ele ganha uma vantagem competitiva”, afirma Adriano.  

Continua após a publicidade

Além da experiência, ele adquire uma espécie de especialização em alguma área de atuação. “Por exemplo, se o aluno começou Psicologia, ele tem várias ramificações na profissão e, por meio do estágio, ele verifica em qual área dedicar a sua carreira e estudos”, diz Adriano. 

Outro aspecto positivo é no sentido financeiro, principalmente para estudantes que pagam a própria faculdade ou têm outros gastos, como transporte, alimentação e moradia. A remuneração do estágio tem um peso na vida dos estudantes, mas é importante ter em mente que esse momento não é para focar em ganhar dinheiro, mas em formar sua rede de contatos e adquirir experiência. 

Desvantagens

O maior ponto de atenção de iniciar o estágio logo no início da faculdade é que a atividade toma um tempo de estudo que poderia ser usado pelo estudante. Isso pode fazer com que o aluno não se dedique tanto à graduação. Mas cabe uma ressalva aqui: não é que necessariamente a faculdade ficará em segundo plano, mas pode acontecer uma inadequação de tempo. É preciso se organizar muito bem para não se perder. A adaptação do estudante a esse cenário de ensino superior vai exigir foco e organização. 

Por estar ainda muito no início da faculdade, e não ter o conhecimento necessário para desempenhar certas tarefas, pode ser que ele também tenha muita dificuldade em realizar algumas atividades do estágio. Com isso, a experiência de trabalho e até a motivação acabem sendo comprometidas. “Quem faz estágio no meio e no final da graduação acaba tendo um aproveitamento maior, por já ter mais habilidades”, diz Heitor. 

Por fim, vale lembrar que quem está iniciando a faculdade e começa a estagiar certamente ganhará menos do que alguém que está estagiando e se encontra nos anos finais do curso. 

Conclusão

Em resumo, é importante avaliar as necessidades do seu curso e os seus objetivos. Uma orientação dos especialistas que serve para grande parte das carreiras é começar a estagiar no segundo ou terceiro ano, porque você terá uma boa bagagem da universidade e já estará  mais próximo do mercado de trabalho. 

Mas lembre-se, a ideia aqui é apenas dar uma orientação e mostrar as vantagens e desvantagens de cada escolha. Quem sabe avaliar o que é melhor para sua carreira e para sua realidade é você.

Continua após a publicidade
Publicidade