logo-ge

5 maiores desafios dos primeiros meses de faculdade e como enfrentá-los

Essa fase é repleta de novidades. Que tal algumas dicas para aproveitá-la da melhor forma possível?

Depois de muito estudo e dedicação, você conseguiu: foi aprovado no curso que tanto sonhou. Nessa nova fase, a universidade trará muitas novidades, sua rotina passará por mudanças radicais e é a hora de encarar desafios diferentes dos que você enfrentou até então. Está preparado? Nós conversamos com o Coordenador do Curso Poliedro, Vinícius Haidar, e com Adriano Guimarães, CEO do Prova Fácil, plataforma de gestão de avaliações, e especialista em educação, para te ajudar nesse momento.

Segundo Vinícius, a palavra-chave para aproveitar os primeiros meses de faculdade da melhor maneira possível é proatividade. Essa é a fase para conversar com alunos, professores e coordenadores para mergulhar nesse universo.

Conheça e crie amizades com os alunos de sua turma e também com os veteranos, peça dicas de estudos, de professores, de matérias e de lugares e atividades que a faculdade tem a oferecer. 

Além disso, procure conhecer todo o funcionamento da instituição, como horários de funcionamento da biblioteca, conheça e participe de alguma entidade que seja do seu interesse, pois esses processos possibilitam que você crie novos laços e se identifique com a faculdade. 

Mas vale lembrar: nada de deixar os estudos de lado. Sair, ir para as festas, conhecer pessoas novas, praticar e treinar as modalidades esportivas, tudo isso é importante e ajuda muito no começo, mas manter um equilíbrio entre a diversão e os estudos fará toda a diferença para não se arrepender lá na frente, quando chegar ao final do curso ou mesmo ao final do semestre.

Os especialistas elencaram os cinco maiores desafios dos primeiros meses de faculdade. Confira:

1. Adaptação à nova rotina

Um dos grandes desafios no início da faculdade é a adaptação, pois tudo é muito diferente da escola ou do cursinho. Pela rotina ser diferente, é importante ter calma para conhecer e se adaptar aos horários, lugares, às pessoas etc. “Lembre-se que este é um período especial, de muito crescimento e amadurecimento pessoal. Pode não ser um processo fácil, você encontrará muitos desafios, mas com certeza aprenderá muito também”, afirma Vinícius. 

2. Novas amizades

Segundo o coordenador, outro grande desafio são as novas amizades. Você vai conhecer muitas pessoas diferentes ao longo do curso, com histórias e origens muito distintas. Será uma excelente oportunidade para conhecer universos diferentes do seu.

Essas pessoas serão parte fundamental da sua rede de contatos, inclusive para o mercado de trabalho. Manter bons contatos é fundamental no mundo corporativo. Além disso, fazer novas amizades ajudará a aproveitar melhor esta época de faculdade e todas as experiências que terá no período. Todos estão passando pela mesma coisa, então ajudar uns aos outros é importante.

3. A faculdade e sua infraestrutura

A faculdade tem uma estrutura diferente da escola ou do cursinho onde estudou. Novas salas de aula, os equipamentos, laboratórios, prédios etc. Por isso, no início é importante explorar as áreas, passear, conhecer, para que a adaptação aconteça rapidamente e você consiga se localizar e sempre encontrar o que precisar.

4. Mudança de professores

As matérias, a didática e principalmente os professores serão muito diferentes do que teve na escola. Na faculdade, o estudante precisa ter mais proatividade, ir atrás do conhecimento, pesquisar e estudar. “Os professores não vão cobrar resultados, como na escola, acompanhando o desenvolvimento individual, pois você precisa criar a responsabilidade sobre o próprio estudo, uma habilidade fundamental a ser desenvolvida para quando estiver no mercado de trabalho”, diz Vinícius. 

5. Ritmo e organização dos estudos

Nessa etapa o ritmo de estudos e sua organização precisarão ser diferentes do que fazia no colégio. Muitos alunos estudam na escola para tirar nota na prova e passar de ano, ou no cursinho para passar no vestibular. Mas na faculdade, apesar de muitos alunos ainda seguirem com esse pensamento, é fundamental focar no aprendizado e criar uma rotina.

“Muitos querem apenas participar dos jogos, esportes, das viagens, atividades extracurriculares, que são importantes também, mas esquecem dos estudos. Seguir o ritmo para aproveitar a parte acadêmica e as atividades extras leva tempo, mas vale a pena”, finaliza o coordenador.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.